RÁDIO BPA

TV BPA

Departamento de Estado dos EUA diz ter expectativa de que eleição no Brasil será conduzida de forma livre, justa e com credibilidade

Embaixada dos EUA em Brasília já havia dito que sistema eleitoral brasileiro é um modelo, mas, agora, o porta-voz do Departamento de Estado afirma que isso já foi dito pelos americanos a dirigentes de governo do Brasil e repete os elogios. Bolsonaro durante discurso a embaixadores em Brasília
Reprodução
O Departamento de Estado dos Estados Unidos (o órgão equivalente ao Ministério de Relações Exteriores) considera que o sistema eleitoral brasileiro é capaz, testado e serve como um modelo para outros países.
Leia também
Um dia após Bolsonaro atacar urnas, embaixada dos EUA diz que eleições no Brasil são ‘modelo’ para o mundo
Queremos eleições livres e justas no Brasil, diz subsecretária de Estado dos EUA
A afirmação é do porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, que deu uma entrevista nesta quarta-feira (20) e falou sobre o sistema eleitoral brasileiro após ouvir uma pergunta a respeito do encontro do presidente Jair Bolsonaro com cerca de 40 embaixadores de países na segunda-feira, em Brasília, quando repetiu suspeitas já desmentidas por órgãos oficiais sobre as eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas.
Price fez diversos elogios ao sistema de votação no Brasil semelhantes aos que foram feitos pela embaixada dos EUA em Brasília, divulgadas em texto na terça-feira.
Valdo Cruz: Para embaixadores, fala de Bolsonaro sobre urnas eletrônicas não convenceu
“Eu posso falar sobre o tema de forma ampla. Nós conversamos sobre isso de forma reservada com autoridades do governo do Brasil, mas também já tornamos nossa visão pública. E nossa visão é que as eleições têm sido conduzidas pelo capaz e já testado sistema eleitoral brasileiro e instituições democráticas brasileiras ao longo de muitos anos.”
Para ele, o sistema serve como um modelo para países não só no hemisfério [sul], mas também muito além dele.
“Nós iremos acompanhar as eleições de outubro com muito interesse e com uma expectativa de que elas serão totalmente conduzidas de forma livre, justa e com credibilidade, com todas as instituições conduzindo seus papéis constitucionais”, disse Price.
Embaixada dos EUA
Na terça-feira, um dia após o ataque do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, a embaixada dos EUA em Brasília divulgou um comunicado no qual afirma que as eleições no Brasil são modelo para o mundo.
“As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”, diz o comunicado enviado pela assessoria da embaixada americana no Brasil.
Veja os vídeos mais assistidos do g1g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *