Biden critica republicanos apoiadores de Trump antes de comício: “É quase semifascismo”, afirma
Em evento de arrecadação de fundos realizado na quinta-feira (25), o presidente dos Estados Unidos criticou grupos que apoiam seu antecessor, acusando-os de aderir à violência e ao ódio. Biden critica republicanos apoiadores de Trump antes de comício: “É quase semifascismo”, afirma
REUTERS/Jonathan Ernst
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou veementemente os republicanos aliados de Trump nesta quinta-feira (25), em um evento de arrecadação de fundos antes de seu primeiro comício político para as eleições de novembro. O democrata acusou o grupo de aderir à violência e ao ódio e disse que eles se aproximaram do “semifascismo” em evento anterior.
Biden também mencionou o slogan eleitoral “tornar a América grande novamente” (Maga), de seu antecessor Donald Trump, chamando-o de “agenda extremista”. “Estamos vendo agora o começo ou o fim de uma agenda extremista do Maga”, disse o presidente. “Não é apenas Trump. É quase semifascismo.”
O líder norte-americano, que inicia uma turnê de costa a costa nos EUA, quer oferecer seu apoio aos candidatos democratas e impedir que os republicanos assumam o controle do Congresso, alardeando as diferenças acentuadas entre os dois principais partidos do país. “Não é exagero: agora você precisa votar para, literalmente, salvar a democracia de novo”, afirmou Biden. “A América deve escolher. Você deve escolher. Se nosso país vai avançar ou retroceder.”
A sede do evento do Comitê Nacional Democrata é o colégio Richard Montgomery, em Maryland. “Trump e os republicanos extremistas do Maga fizeram a escolha de retroceder, cheios de raiva, violência, ódio e divisão, enquanto os democratas escolheram ser uma nação de unidade e esperança”, pontuou o presidente.
Antes do comício, Biden se reuniu com doadores democratas para uma arrecadação de 1 milhão de dólares. O norte-americano também falou sobre as mudanças climáticas e o futuro da China.g1 > MundoRead More