Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira
Na quarta-feira, o principal índice da bolsa fechou em alta de 0,04%, a 112.898 pontos. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu o pregão em alta nesta quinta-feira (25).
Às 10h05, o indicador subia de 0,73%, a 113.724 pontos. Veja mais cotações.
Na quarta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,04%, a 112.898 pontos. Com o resultado, o Ibovespa teve alta de 1,26% na semana, 9,43% no mês, e de 7,70% no ano.
Seca na Europa é a pior em 500 anos
O que está mexendo com os mercados?
O dia começou com foco na China, depois que o Conselho de Estado anunciou novas medidas de estímulo à economia, que sofre de uma crise imobiliária, surtos de Covid-19 e ondas de calor. O foco está na retomada das cadeias produtivas para manter a produção, além de aquecer o consumo.
O novo pacote de incentivo jogará 300 bilhões de yuans (US$ 44 bilhões) na economia chinesa, segundo a mídia estatal. As autoridades tomarão “medidas oportunas e decisivas (…), e intensificarão os esforços para consolidar as bases para a recuperação econômica”, disse o gabinete.
As bolsas asiáticas reagiram imediatamente. O índice de Hong Kong Hang Seng disparou 3,63%, o maior ganho desde o final de abril. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,83%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,97%.
Na Europa, as atenções ficaram com a ata da reunião de autoridades do Banco Central Europeu (BCE) do mês passado, que mostrou preocupação crescente com a possibilidade de a inflação elevada estar se enraizando. O BCE avaliou que o risco era grande o suficiente para justificar um aumento de juros maior do que o sinalizado.
O BCE elevou os juros em 0,50 ponto percentual no mês passado, para zero, devido ao aumento dos temores de inflação, surpreendendo os investidores com uma dose inesperadamente alta de aperto depois de ter indicado ajuste menor, de 0,25 ponto. O próximo aumento deve aumentar os custos dos empréstimos em mais 0,50 ponto no próximo mês.
Nos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre foi revisado para cima. A economia americana teve queda de 0,6% no período, segundo dados anualizados divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Escritório de Análise Econômica (BEA, na sigla em inglês) do Departamento do comércio do país. Na primeira leitura, o PIB americano havia recuado 0,9% no segundo trimestre de 2022.
“A atualização reflete principalmente revisões para cima nos gastos do consumidor e investimento em estoque privado que foram parcialmente compensados por uma revisão para baixo no investimento fixo residencial”, diz o BEA.g1 > EconomiaRead More