Navios de guerra dos Estados Unidos navegam pelo Estreito de Taiwan pela 1ª vez desde a visita de Nancy Pelosi
Oficiais norte-americanos disseram que cruzadores da Marinha dos EUA realizavam a operação. Soldado vigia estreito de Taiwan, nas ilhas Matsu, as mais próximas do continente sob controle taiwanês
GETTY IMAGES/via BBC
Dois navios de guerra da Marinha dos Estados Unidos estão navegando por águas internacionais no Estreito de Taiwan pela primeira vez desde a visita de Nancy Pelosi ao país, disseram três autoridades norte-americanas à Reuters neste sábado (27).
Sob condição de anonimato, os oficiais disseram que os cruzadores da Marinha dos EUA Chancellorsville e Antietam realizavam a operação, que ainda estava em andamento.
A visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos, a Taiwan no início de agosto agravou as tensões entre os norte-americanos e chineses.
A China não reconhece Taiwan como um Estado, e busca meios de ampliar sua influência e até mesmo tomar o controle do território. Já os EUA têm uma política de “ambiguidade estratégica”, mantendo relações com a ilha.
A viagem enfureceu Pequim, que a viu como uma tentativa dos EUA de interferir nos assuntos internos da China. Desde então, os chineses têm intensificado exercícios militares perto de Taiwan.
Veja também: China anuncia envio de tropas para a Rússia
Saiba quem é Nancy Pelosi, personagem central no aumento das tensões entre China e EUA
Entenda por que Taiwan é estratégica para potências mundiais
O Estreito de Taiwan é considerado uma barreira não oficial entre a ilha e a China. A região tem sido uma fonte frequente de tensão militar desde que o governo derrotado da República da China fugiu para Taiwan em 1949, depois de perder uma guerra civil com os comunistas, que estabeleceram a República Popular da China.
Nos últimos anos, navios de guerra dos EUA e, ocasionalmente, de nações aliadas, como Grã-Bretanha e Canadá, navegaram rotineiramente pelo estreito, atraindo a ira de Pequim.g1 > MundoRead More