Temporais deixam ao menos cinco mortos na ilha de Córsega e isola turistas em Veneza; veja vídeo
Após ondas de calor com temperaturas recorde, Europa Ocidental enfrenta fortes chuvas de verão; cidades são pouco preparadas para tempestades. Vídeo mostra pessoas se protegendo de tempestade em Veneza, na Itália.
Depois de três ondas de calor que deixaram mais de 1.500 mortos e provocaram recordes de temperaturas, a Europa Ocidental está sendo atingida esta semana por fortes temporais.
Em Córsega, ao menos cinco pessoas morreram por conta de uma tempestade com ventos intensos que atinge a ilha do sul da França desde quinta-feira (18).
Os ventos também castigam turistas que visitam Veneza, na Itália. Pela cidade, dezenas de pessoas tiveram que buscar abrigo no meio da rua quando uma chuva de verão atingiu a cidade. O vendaval carregou guarda-sóis e sacos de lixo.
Já na Espanha, focos de incêndio que surgiram há quase uma semana seguem ativos apesar da chuva. Nesta sexta-feira, as chamas recuperaram força em Begís, em Valência, no leste da Espanha, apesar das tempestades desta semana e da concentração de meios para combatê-lo.
Centenas de bombeiros, mais de 40 aviões, maquinaria pesada, polícia e outros meios tentam conter as chamas que atingem um perímetro de 120 quilômetros e que chegaram perigosamente perto do parque natural de Serra Calderona.
“A maior parte dos recursos terrestres e aéreos (…) estão concentrados no flanco sudeste para evitar que o fogo atinja a Serra Calderona”, explicou, ao início da tarde, a ministra do Interior do governo valenciano, Gabriela Bravo.
Até agora este ano, a Espanha sofreu quase 400 incêndios florestais como resultado de ondas de calor e longos períodos de seca que já devastaram mais de 283.000 hectares de terra, mais que o triplo da área total destruída em 2021.g1 > MundoRead More