Drones comerciais são armas valiosas na guerra na Ucrânia
Soldados ucranianos modificam equipamentos comuns para identificar tropas russas. Alteração no software visa dificultar a localização do piloto. Drones são hackeados para a guerra na Ucrânia
Soldados ucranianos estão usando drones comerciais comuns como equipamento de guerra contra a Rússia. Hackers reprogramam os drones para que não sejam rastreados e também desenvolveram dispositivos que os habilitam a lançar bombas.
“Nosso objetivo é identificar o inimigo. Se possível, em tempo real. Assim, podemos atingir com precisão o alvo que vimos, sem prejudicar civis”, disse um soldado ucraniano que pediu para ser identificado como Ruf.
Fotos aéreas mostrando o alvo por atingir se tornaram comuns nesta guerra. Ao contrário de outros equipamentos militares, ambos os lados usam os mesmos drones
“Usamos estes drones de consumo porque eles têm boas câmeras e boas especificações técnicas. A única coisa que fazemos é remover algumas das limitações do software”, disse Ruf.
Recentemente, a Ucrânia recuperou algumas cidades na sua última contraofensiva, mas os soldados ucranianos dizem que continuam em desvantagem.
A maioria dos drones do mercado são fabricados pela empresa chinesa DJI, que também produz o “aeroscópio”, uma ferramenta para rastrear drones e seus pilotos.
“O aeroscópio pode identificar o modelo do drone, suas coordenadas, sua trajetória e, também o ponto de partida, para onde irá quando for chamado de volta. O sistema de reconhecimento passa estas coordenadas para a artilharia que, então, aponta a mira para o nosso piloto”.
A Ucrânia alega que a empresa fornece esse software para os militares russos, mas não para os ucranianos. A DJI nega favorecer a Rússia.
Civis passeiam diante de construções destruídas em Okhtyrka, na Ucrânia
Genya SAVILOV / AFPg1 > MundoRead More