RÁDIO BPA

TV BPA

Ucrânia recuperou quase 6.000 km² controlados pela Rússia, diz Zelensky

Reconquista já avançou em território seis vezes maior que o recuperado há apenas uma semana, segundo dados de Kiev. Moscou não confirma. Militares ucranianos queimam bandeira russa em Vovchansk, cidade próxima da fronteira entre os dois países
Secretaria de fronteira da Ucrânia/Reprodução via REUTERS
O Exército da Ucrânia já recuperou quase 6.000 km² de território controlado pelas forças russas desde o começo da operação de contraofensiva lançada por Kiev no começo do mês, afirmou o presidente Volodymyr Zelensky.
“Desde o começo de setembro, nossos soldados já libertaram 6.000 km² de território ucraniano no leste e no sul, e continuamos avançando”, diz o líder ucraniano em um vídeo publicado nas redes sociais.
No mês passado, a Ucrânia anunciou um ambicioso plano de reconquista de territórios ocupados pela Rússia, que invadiu o país vizinho em 24 de fevereiro. Com forte apoio logístico e de armamentos de países europeus e dos Estados Unidos, as forças ucranianas avançaram rapidamente nos últimos dias.
Há apenas uma semana, Zelensky havia anunciado um território de 1.000 km² reconquistados, seis vezes menos que o desta semana.
ASSISTA: Após reconquistar cidade, soldados ucranianos queimam bandeira da Rússia e arrancam propagandas
ENTENDA: Como a retomada rápida de territórios deu novo ânimo aos ucranianos e fez com que russos criticassem invasão
VEJA: Os mapas do território recuperado pela Ucrânia após ofensiva “relâmpago”
Zelensky agradeceu separadamente a três unidades militares e elogiou sua “valentia” nas operações de contraofensiva. Caso se consolidem, irão representar os maiores ganhos territoriais para a Ucrânia desde a retirada das forças russas dos arredores de Kiev, em março.
O Exército da Ucrânia anunciou primeiramente uma contraofensiva no sul, mas na semana passada obteve avanços importantes na região de Kharkiv, fronteira com a Rússia, o que forçou os soldados de Moscou a recuar para outras posições.
Contra-ofensiva do exército da Ucrânia retoma parte do território no leste do país ocupado pelos russos.
As tropas ucranianas também afirmam que estão avançando nas regiões do leste, parcialmente controladas por separatistas pró-Rússia desde 2014, e na região de Kherson, no sul, ocupada pela Rússia logo após a invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro.
A área está no limite da península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *