Como joga Marcos Antônio, novo reforço do São Paulo? Veja as opções táticas

Polivalente, rápido e técnico, ele pode ser primeiro ou segundo volante e tem como principal característica ser o “motor” do time em campo Marcos Antônio, Maurício Lemos e Thiago Mendes: o mercado do São Paulo
Tem reforço no Tricolor! O São Paulo anunciou a contratação do meio-campista Marcos Antônio. Aos 24 anos, o jogador chega por empréstimo da Lazio, válido por um ano.
Revelado pelo Athletico-PR, ele é um daqueles jogadores desconhecidos porque foi muito cedo para a Europa. A profissionalização aconteceu em 2018, no Estoril Praia. Depois, passou por Shakhtar Donetsk, Lazio e PAOK até topar voltar ao Brasil.
Marcos Antônio é o novo reforço do São Paulo
Rubens Chiri/saopaulofc.net
+ Marcos Antônio reencontra Rodrigo Nestor e diz que tem relação antiga com o São Paulo
+ Empréstimo do jogador custará cerca de R$ 900 mil
Marcos Antônio é um volante polivalente, de bom passe, visão de jogo e velocidade. Ele passou boa parte da carreira jogando como primeiro volante num 4-3-3 ou num 4-2-3-1, junto com um meia de maior chegada. No último ano, no PAOK, foi usado como um segundo volante no 4-3-3, formando a meia esquerda, com mais liberdade para chegar na área.
Veja mais características do jogador abaixo:
A melhor definição do reforço tricolor é ser um “motorzinho” em campo
Marcos passou a maior parte da carreira jogando como primeiro volante. Ele tem com uma das principais qualidades a saída de bola: chega perto dos zagueiros, recebe a bola, consegue girar e ligar rápido os meias. Na Lazio, ele fazia tanto uma saída de três (alinhado aos dois beques) ou uma aproximação, como na imagem. Com esse movimento, o time ganha:
Opção de profundidade: Calleri e Luciano podem correr para a área e receber um lançamento, um dos pontos fortes de Marcos
Nestor e Lucas podem procurar a bola dele, de costas para o gol, para trocar passes
Marcos Antônio é muito participativo na saída de bola
Reprodução
Além da qualidade na saída de jogo, Marcos Antônio tem uma característica que não é tanto presente em Bobadilla e Luiz Gustavo, os volantes do elenco: ele sabe sair e conduzir a bola para frente, buscando aproximação e movimentação com os meias. Se não chega tanto na área para fazer gol, a rapidez e agilidade nos 1,66m de altura o tornam muito dinâmico. É o que acontece na imagem abaixo: ele faz a saída, recebe, toca rápido, vai para frente…motorzinho!
Dinâmica e troca de posição é uma das características de Marcos Antônio
Reprodução
Liderança na defesa e agilidade sem a bola
Seja como primeiro ou segundo, Marcos Antônio não economiza esforços na hora de retornar para a defesa. Ele é ágil para voltar a defesa e tem como costume se posicionar na frente dos zagueiros para formar um muro e impedir que a linha defensiva se desorganize. É o que acontece na imagem: a bola está com o adversário e Marcos já se posiciona como defensor.
Marcos protege a defesa e volta para trás, junto com o time
Reprodução
Nesse momento da defesa, Marcos tem um ponto de atenção: ele não é um jogador de ir em divididas, como Maia e Luiz Gustavo fazem. Seu forte é ser um volante posicional: sempre bem posicionado, corre muito para trás e prefere deixar o combate com quem é mais alto e forte. Para compensar, o jogador tem um espírito de liderança nos momentos de defesa – frequentemente é visto orientando companheiros e indicando “quem pega quem”, como na imagem.
Marcos Antônio gosta mais de se posicionar e menos de dividir
Reprodução
Confira o vídeo abaixo ⬇️
Marcos Antônio é o novo reforço do Tricolor. GE São Paulo detalha sua chegada
O São Paulo pagará 150 mil euros (R$ 906 mil) pela cessão de empréstimo. E mira o futuro: o contrato prevê a compra obrigatória do jogador por parte do São Paulo caso ele atue em 50% dos jogos do período de empréstimo, com um mínimo de 45 minutos em cada partida.
Com as lesões de Maia e Alisson até o ano que vem, é muito provável que Zubeldía já insira Marcos Antônio no time titular o quanto antes. No 4-2-3-1 do treinador, ele entra no lugar que foi de Bobadilla: como o volante com maior chegada e movimentação no meio, com Luiz Gustavo como primeiro homem de meio-campo.
Marcos Antônio com Zubeldía no CT do São Paulo
Rubens Chiri/saopaulofc.net
O São Paulo ainda busca um primeiro volante para suprir a ausência de Pablo Maia, que também se recupera de lesão. O principal alvo é Thiago Mendes, mas o Al-Rayaan, do Catar, seu clube, tem dificultado as negociações.
🎧 Ouça o podcast ge São Paulo🎧
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv geRead More