RÁDIO BPA

TV BPA

Nova Orleans se prepara para chegada do furacão Francine; autoridades ordenam remoções de áreas de risco

Nova Orleans se prepara para chegada do furacão Francine; autoridades ordenam remoções de áreas de risco

 Governador da Louisiana, Jeff Landry, declarou estado de emergência. Fenômeno pode fazer com que chova até 30 cm em menos de 48 horas na costa dos EUA. Imagem de satélite do furacão Francine em 10 de setembro de 2024
NOAA via AP
As autoridades de Nova Orleans e do estado da Louisiana, nos EUA, se preparam para a chegada iminente do furacão Francine nesta quarta-feira (11).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O governador da Louisiana, Jeff Landry, declarou estado de emergência em antecipação à tempestade, que deveria atingir a costa oeste de Nova Orleans à tarde, alertando sobre chuvas torrenciais, ventos prejudiciais e possíveis tornados.
Vários condados no litoral ou próximos à região costeira emitiram ordens de evacuação obrigatória, e o departamento estadual de transportes emitiu mapas de evacuação. A cidade de Nova Orleans estava distribuindo sacos de areia em cinco locais.
Espera-se que Francine produza chuvas de 10 cm a 20 cm em média, chegando 30 cm na costa central e leste do Golfo do México até a noite de quinta-feira (12), segundo o serviço meteorológico.
Com o furacão passando na direção Nordeste, paralela à costa do Texas, a caminho da Louisiana, os produtores de petróleo e gás evacuaram muitas de suas plataformas no Golfo do México, desativando cerca de um quarto da produção de energia, informou o Departamento do Interior dos EUA.
Em Morgan City, Louisiana, onde se espera que o furacão toque o solo, os postos de gasolina já colocaram placas de madeira compensada nas janelas e levaram latas de lixo para a parte de dentro, mas algumas bombas ainda atendiam o fluxo de carros que passavam para abastecer.
O Francine tirou proveito das águas extremamente quentes do Golfo do México para passar de uma tempestade tropical para um furacão de categoria 1 na noite de terça-feira (10). O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que Francine pode até atingir a força da Categoria 2, com ventos de 155 a 175 km/h, antes de colidir com a região costeira do estado, que ainda não se recuperou totalmente de uma série de furacões devastadores que atinge o local desde 2020.g1 > Mundo Read More  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *