Datafolha: veja as maiores torcidas por cada região do País
Flamengo lidera no Nordeste, Norte e Centro-oeste, enquanto Corinthians é o primeiro no Sudeste e o Grêmio, no Sul; confira números completos Torcida do Corinthians anuncia “vaquinha” para pagar arena
U
Dono da segunda maior torcida do Brasil, de acordo com a última pesquisa Datafolha, ficando atrás apenas do Flamengo (19% x 14%) o Corinthians aparece em primeiro lugar na preferência clubística considerando apenas a região sudeste.
Na amostragem limitada apenas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, o clube paulista possui 20% dos torcedores, ficando à frente do Flamengo, que aparece em segundo lugar, com 15%.
Torcida do Corinthians em jogo contra o Atlético-GO
Marcos Ribolli
Em seguida, repetindo o que se vê na pesquisa nacional, estão Palmeiras e São Paulo, ambos com 8% da preferência dos entrevistados (nos números nacionais, o percentual é de 7% e 6%, respectivamente). O Cruzeiro fecha as primeiras colocações, em 5º, com 7% no Sudeste.
Na região, seguem Santos e Vasco, ambos com 5%, Atlético-MG, com 4%, Fluminense, com 3%, Botafogo, com 2% e Ponte Preta, com 1%.
As maiores torcidas do Sudeste
Corinthians – 20%
Flamengo – 15%
São Paulo e Palmeiras – 8%
Cruzeiro – 7%
Santos e Vasco – 5%
Atlético-MG – 4%
Fluminense – 3%
Botafogo – 2%
Ponte Preta – 1%
Outros – 1%
Nenhum – 21%
Região Nordeste
Já no Nordeste, segunda região mais populosa do Brasil de acordo com o último censo do IBGE, o Flamengo aparece em primeiro lugar na pesquisa Datafolha. E com muita folga.
O Rubro-negro carioca possui 25% da preferência dos torcedores da região, seguido por Corinthians, com 8%. O Bahia, que possui 2% da torcida nacional, é o nordestino mais bem posicionado, com 6% na região, empatado com o Palmeiras. Na sequência aparecem Sport (5%) e Fortaleza (4%).
Minuto a minuto: as reações do torcedor do Sport até a conquista do acesso
Completam a pesquisa no Nordeste: Vasco, São Paulo e Vitória (com 3%, cada), Ceará, Santa Cruz e Seleção Brasileira (2%), Náutico, Fluminense, Botafogo e CSA (com 1%, cada).
Maiores torcidas do Nordeste
Flamengo – 25%
Corinthians – 8%
Palmeiras e Bahia – 6%
Sport – 5%
Fortaleza – 4%
Vasco, São Paulo e Vitória – 3%
Ceará, Santa Cruz e Seleção Brasileira – 2%
Fluminense, Náutico, Botafogo, CSA – 1%
Outros – 2%
Região Sul
Um Grenal de torcidas na região Sul. Afinal, os dois rivais gaúchos aparecem com folga nas duas primeiras colocações na preferência dos torcedores da região. Com a liderança do Grêmio, time da preferência de 23%dos entrevistados, seguido pelo Internacional, que aparece com 18%.
Internacional 1 x 0 Grêmio | Melhores Momentos | 30ª Rodada | Brasileirão 2024
Maiores torcidas do País, Flamengo e Corinthians vêm logo abaixo, ambos com 9% dos torcedores da região, seguidos por Palmeiras (5%), São Paulo (3%), e a dupla paranaense Athletico-PR e Coritiba (2%, cada). Completam a amostragem na região Sul: Juventude, Santos, Vasco, Avaí, Fluminense e Seleção Brasileira, todos com 1%.
Maiores torcidas do Sul
Grêmio – 23%
Internacional – 18%
Corinthians e Flamengo – 9%
Palmeiras – 5%
São Paulo – 3%
Athletico-PR e Coritiba – 2%
Juventude, Santos, Vasco, Avaí, Fluminense, Seleção Brasileira – 1%
Outros – 1%
Nenhum – 22%
Regiões Centro-oeste e Norte
O quarto recorde regional feito pelo Datafolha abarcou as regiões Norte e Centro-oeste do País, somadas. E nessa amostragem, o Flamengo aparece com o seu melhor percentual, sendo o time preferido de 29% dos entrevistados (10% a mais que a liderança nacional).
Em segundo lugar, o Corinthians aparece com 11%, sendo seguido por São Paulo (7%) e Palmeiras (6%). Fechando o top-5 está o Remo, clube das regiões mais bem colocado, com 4%.
Remo vence o São Bernardo e garante o acesso para à Série B
Completam a pesquisa Vasco (3%), Paysandu e Botafogo (2%), Fluminense, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Goiás e Grêmio (todos com 1%).
Maiores torcidas torcidas Norte e Centro-Oeste
Flamengo – 29%
Corinthians -11%
São Paulo – 7%
Palmeiras – 6%
Remo – 4%
Vasco – 3%
Botafogo e Paysandu – 2%
Fluminense, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Goiás – 1%
Outros – 2%
Nenhum – 28% geRead More