Análise: dérbi dividido em antes e depois de pênalti com expulsão deixa sabor amargo ao Guarani

Resultado e polêmicas à parte, Bugre mostra repertório para sequência da competição Ponte Preta 2 x 0 Guarani | Melhores Momentos | 8ª rodada | Campeonato Paulista 2025
A derrota do Guarani para a Ponte Preta no dérbi 209 foi marcada por circunstâncias que machucam o torcedor bugrino tanto quanto o resultado em si.
O duelo da oitava rodada do Paulistão teve lances polêmicos e muita reclamação do lado alviverde sobre a arbitragem de Raphael Claus no Moisés Lucarelli.
Mais do Bugre:
+ Guarani vai acionar FPF para “reparar injustiça”
+ Maurício Souza revela conversa com Claus após o dérbi
+ Quem se destacou no clássico? Veja notas
Ponte Preta x Guarani; dérbi 209
Marcos Ribolli
Foi, apesar do revés, uma atuação equilibrada do Guarani no primeiro tempo. É verdade também que a Ponte exigiu de Gabriel Mesquita antes das decisões polêmicas, mas o Bugre mostrou sinais de organização.
Maurício Souza optou por escalar Anderson Leite na vaga de João Victor no meio-campo. A estratégia inicial da comissão técnica seria controlar a posse de bola na primeira etapa e acionar o meia-atacante na etapa final, com a Ponte mais desgastada.
Com bola rolando, o Bugre foi quem criou as primeiras chances. João Marcelo se mostrou adaptado na função de atacante pela beirada e incomodou o sistema defensivo adversário. Deni Júnior também conseguiu exigir do goleiro Diogo Silva antes do lance crucial do primeiro tempo.
Ponte Preta x Guarani, Moisés Lucarelli, dérbi 209, Paulistão
Marcos Ribolli
A decisão que mudou a história do jogo aconteceu aos 26 minutos do primeiro tempo, quando o árbitro viu pênalti de Lucas Rafael em Jean Dias, que se jogou na área durante a disputa do lance. Inicialmente, ele deu o cartão amarelo para o defensor.
Chamado pelo VAR, ele manteve a marcação de campo e ainda trocou a cor do cartão, expulsando direto o zagueiro bugrino. A Ponte fez 1 a 0 e ainda ficou em vantagem numérica.
Depois do pênalti reclamado, Claus ainda assinalou um segundo em cima de Jean Dias, desta vez de Raphael Rodrigues, já nos acréscimos da etapa inicial.
Ponte Preta x Guarani, Moisés Lucarelli, dérbi 209, Paulistão
Raphael Silvestre/ Guarani FC
O Guarani precisou se reorganizar no segundo tempo, criou novamente melhores chances, mas não conseguiu furar a defesa pontepretana. Deni Júnior chegou a tentar por cobertura e João Marcelo criou outras duas novas grandes chances, mas sem aproveitar.
Mesmo em desvantagem numérica – até Claus expulsar o zagueiro Saimon -, o time de Maurício Souza conseguiu mostrar repertório para se adequar ao que o jogo pedia.
+ Leia mais sobre o Guarani
O resultado final deixa um sabor amargo ao Guarani. Se a decisão da arbitragem fosse diferente no pênalti com expulsão, o Bugre poderia ter mantido o nível de atuação para conquistar uma vitória simbólica diante da maior rival?
Mas o fato, por outro lado, é que o desempenho diante da Ponte comprova que o Guarani tem consolidado sua filosofia dentro das quatro linhas.
É virar a página. Afinal, a equipe segue na liderança do Grupo B e viva na disputa por vaga no mata-mata. O próximo compromisso é novamente um desafio: o Novorizontino, também brigando por classificação, no Brinco de Ouro. geRead More