RÁDIO BPA

TV BPA

Prodígio da RBR obtém licença para F1 e já chama atenção; conheça

Prodígio da RBR obtém licença para F1 e já chama atenção; conheça

Com apenas 17 anos de idade, Arvid Lindblad faz parte da academia de pilotos da equipe e conseguiu neste mês a superlicença, documento obrigatório para a categoria Veja quais são os maiores campeões da F1
A Fórmula 1 costuma ter seu espaço para jovens pilotos brilharem, e um deles tem chamado atenção nas categorias de base mesmo aos 17 anos de idade: trata-se de Arvid Lindblad, jovem nascido no Reino Unido e que possui também a nacionalidade sueca. Mesmo com a pouca idade, o garoto da academia de pilotos da RBR conquistou a superlicença e pode até mesmo aparecer como reserva na F1 em um futuro próximo, de acordo com o “Racer”.
Arvid Lindblad no pódio de corrida da F4 Italiana
Divulgação
A superlicença é um documento exigido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que os pilotos disputem a Fórmula 1. Para obtê-la, os competidores precisam atingir boas pontuações em divisões de base – o peso dos pontos varia de acordo com a importância da competição.
Lindblad obteve a pontuação necessária para a superlicença após conquistar a Fórmula Regional da Oceania com duas corridas de antecedência, no dia 8 deste mês. Abaixo, veja a trajetória do piloto e o porquê de o garoto ser tão bem visto no meio:
Início precoce
Nascido em 8 de agosto de 2007 no Reino Unido, Lindblad é filho de pai sueco e de mãe de ascendência indiana. A história do piloto com o automobilismo começou muito cedo: aos três anos de idade, o britânico dirigiu seu primeiro motocross por influência do avô por parte de pai. Depois, aos cinco, migrou para o kart:
– Meu avô por por parte de pai era um fã ávido de automobilismo e fazia motocross com o meu pai. Quando eu tinha três anos, eu dirigi o motocross, mas não gostei muito. Aos cinco, meu pai comprou o primeiro kart para mim. Eu me apaixonei pelo kart imediatamente, a velocidade e as disputas eram empolgantes. Desde esse início, minha paixão pelo kart foi acesa e a semente plantada para que eu pudesse trabalhar para ser o melhor que eu posso ser.
Arvid Lindblad, piloto da academia da RBR, dirige kart na infância
Arquivo pessoal
Aos oito anos, Arvid começou a disputar campeonatos de kart e, em 2020, conquistou o título do WSK Super Master Series na categoria OK Junior. Um ano antes, o campeão foi o italiano Andrea Kimi Antonelli, agora piloto da Mercedes na F1. Com o título, Lindblad chamou atenção da RBR e foi contratado para a renomada academia de pilotos da equipe.
Mais campanhas boas
Depois do título no Super Master Series, Lindblad também foi campeão da Euro Series e da Final Cup de kart na categoria OK (original kart). Em 2022, também foi terceiro colocado na Copa do Mundo de kart, mas neste momento também já participava de campeonatos em carros de fórmula, parecidos com o da Fórmula 1.
Arvid Lindblad no pódio da corrida de Dubai da F3, em 2023
Divulgação
Em 2023, Arvid passou perto de ser campeão da F4 Italiana e terminou na terceira posição. No ano passado, estreou na Fórmula 3 e, mesmo com 16 anos de idade, já conseguiu terminar na quarta colocação, vencendo quatro provas na temporada. O desempenho acima da média para um piloto de sua idade fez com que ele fosse contratado pela Campos Racing para a Fórmula 2 deste ano.
Fórmula 1 de olho
Mas afinal, o que faz a RBR estar de olho nesse jovem para um futuro próximo na F1? Dois motivos podem ser apontados como os principais. Em primeiro lugar, a categoria está em uma fase em que os pilotos jovens têm tido espaço. Na temporada de 2025, seis pilotos vão fazer a primeira temporada como titulares na competição. O sucesso desses jovens pode abrir portas para outros nomes de destaque na base, caso de Lindblad.
O outro motivo se refere especificamente à academia de pilotos da RBR e da RB. A empresa por trás das duas equipes costuma dar muitas oportunidades aos pilotos formados em casa – prova disso é que Max Verstappen, Liam Lawson (ambos pilotos da RBR), Yuki Tsunoda e Isack Hadjar (a dupla da RB) foram lapidados por ela. A RB é usada como uma porta de entrada para os jovens, e aqueles que se destacam sobem para a equipe principal.
Arvid Lindblad em corrida da F4 Italiana em Mugello
Divulgação
E de acordo com o site “Racer”, a RBR e a RB já consideram tê-lo como reserva para esta temporada. A Fórmula 1 não permite que pilotos com menos de 18 anos participem de atividades da categoria, mas o regulamento foi modificado recentemente. Uma nova regra define que a FIA pode conceder permissões especiais a pilotos de 17 anos que tenham apresentado desempenho suficientemente bom para dirigir um F1 – o texto foi incluído após a Mercedes obter permissão para usar Kimi Antonelli, então com 17 anos, em um treino livre de 2024.
Se obtiver essa permissão, Lindblad poderá participar de treinos livres na F1 já em 2025. Chefe de equipe da RBR, Christian Horner já declarou em várias oportunidades que considera Arvid Lindblad um piloto bastante promissor e está de olho no jovem talento:
– Arvid é, definitivamente, um talento para o futuro. Eu acho que ele tem a atitude certa, a abordagem e a determinação certas. E certamente, no que vimos em suas corridas, ele é um piloto muito talentoso. Só o tempo vai dizer o quão bom ele é e até onde ele vai chegar, mas ele e Isack (Hadjar) são talentos com os quais estamos muito empolgados – disse Horner, em novembro do ano passado.
Heróis do presente e hobbies
Com tão pouca idade, é natural que um jovem piloto se inspire nos principais ícones de sua geração. O britânico declarou ter como principais referências Lewis Hamilton e Max Verstappen, os destaques da Fórmula 1 na última década. Os dois estrearam na categoria ainda muito jovens – Max é o piloto mais novo da história da F1 – e Lindblad toma esses casos como motivação para chegar logo à competição:
– Meus heróis no automobilismo são Lewis Hamilton e Max Verstappen. Apesar de os dois pilotos terem entrado na Fórmula 1 jovens, ambos mostraram coragem, tenacidade e um desejo inegociável de vencer, apesar da falta de experiência e da juventude. Isso me motivou muito para dar tudo de mim, mesmo tendo sido quase sempre um dos pilotos mais jovens e sem experiência no grid – disse.
Lewis Hamilton e Max Verstappen se cumprimentam após corrida sprint do GP dos EUA de F1 2023
Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Apesar de toda a dedicação ao automobilismo, Lindblad também demonstrou ser um jovem de hobbies variados. Arvid disse ser apaixonado por matemática, mas nutre outros interesses esportivos: natação, corrida, ciclismo e escalada são algumas de suas atividades favoritas. geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *