RÁDIO BPA

TV BPA

Análise: Piastri e Verstappen vão apostar tudo na largada em Ímola

Análise: Piastri e Verstappen vão apostar tudo na largada em Ímola

Jornalista Rodrigo França analisa a classificação que definiu o grid de largada no GP da Emilia-Romagna e acredita que início será crucial para a corrida Oscar Piastri e Max Verstappen vão dividir mais uma vez a primeira fila de um GP da F1 em 2025 e isso é certeza de uma das largadas mais emocionantes do ano para a corrida deste domingo, em Ímola.
Jornalista Rodrigo França analisa a classificação da F1 em Ímola
Em um dos treinos classificatórios mais acirrados da temporada, o piloto da McLaren superou o holandês por apenas 0s03 – mostrando que o grande talento do holandês com o upgrade trazido pela RBR para este GP deixa a F1 ainda mais emocionante.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Tsunoda roda e carro capota contra grade de proteção; veja
Colapinto bate em estreia como substituto e “ajuda” Bortoleto
Piastri e Verstappen conversam após classificação em Ímola
Mario Renzi – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
A McLaren, no entanto, segue favorita em ritmo de prova e é por isso que Verstappen deve jogar tudo logo na disputa da primeira curva – há quem diga até que a posição de largada do segundo colocado ajuda a chegar forte para a primeira freada, por estar do lado limpo da pista. O fato é que Piastri mostrou em Jeddah que também sabe jogar duro com o atual tetracampeão do mundo e que sua chance de lutar pelo seu primeiro título mundial exige justamente uma postura forte na briga com o holandês.
Na prova passada, em Miami, Norris não teve sucesso ao controlar essa agressividade de Max na largada e acabou perdendo importantes colocações na primeira volta – inclusive para seu companheiro de equipe, Piastri, que partiu dali para a sua terceira vitória seguida em 2025.
O inglês não foi bem na última parte do treino classificatório e larga apenas em quarto, sendo superado também por George Russell, da Mercedes. Ímola marca o início da temporada europeia e a hora também de Norris reagir dentro da McLaren contra o ótimo momento vivido por Piastri.
Piastri, Verstappen e Russell ocupam as três primeiras posições no grid do GP da Emilia-Romagna
Rudy Carezzevoli/Getty Images
A corrida deve ser emocionante pela largada e pela estratégia, mas não são esperadas muitas ultrapassagens já que o circuito é “das antigas” e mais estreito (na verdade, são os carros da F1 que têm dimensões muito acima do que deveriam, mas isso é assunto para uma outra análise…).
Por isso, o resultado mais provável depende da largada e do que acontecer na primeira curva – mas Norris tem boas condições de subir ao menos para o segundo lugar, dado o bom desempenho da McLaren em ritmo de corrida e gerenciamento dos pneus, conseguindo manter boa aderência e controlar a temperatura ideal dos compostos.
Briatore se contradiz e nega plano de só cinco corridas para Colapinto
Verstappen diz ter quebrado recorde de pista em primeiro teste com GT3
Como a RBR trouxe melhoras para Ímola, talvez elas se mostrem eficientes também em corrida. Em todo caso, Verstappen certamente sabe que sua grande chance é tomar a ponta de Piastri ainda na primeira curva e será interessante ver como o holandês fará contra o líder do campeonato, sabendo que no último duelo direto entre os dois em uma primeira fila o australiano levou a melhor. Certamente Max quer dar o troco em Ímola…
Bom desempenho também das duas Aston Martin, ambas no Q3, e da Alpine de Pierre Gasly. Já a grande decepção foi mesmo a Ferrari, com Lewis Hamilton e Charles Leclerc fora do top-10 do grid. Justo na primeira vez do britânico diante dos tifosi, os torcedores fanáticos da Ferrari… O ambiente já não era dos melhores depois da corrida em Miami, agora é esperar por um milagre amanhã para que a palavra “crise” não seja cada vez mais associada ao time em 2025.
Charles Leclerc e Lewis Hamilton na classificação do GP da Emilia-Romagna de F1 em 2025
Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Já para o brasileiro Gabriel Bortoleto, o resultado do treino foi excelente. Pela terceira vez, sendo a segunda consecutiva, conseguiu passar para o Q2 e, largando em 14º lugar, mostra que está andando mais do que a Sauber costuma entregar. Tanto que Hulkenberg ficou em 17º e inclusive errou tentando superar Bortoleto em sua última tentativa.
Essa é a pista favorita do brasileiro e o que ele precisa fazer é justamente isso: mostrar velocidade e estar constantemente andando mais do que se espera de seu time – no caso, a Sauber é a última colocada da temporada passada e qualquer classificação ao Q2 merece ser comemorada. Marcar pontos amanhã ainda será difícil, mas numa circunstância diferente de corrida, com muitos acidentes, entradas de safety car, talvez crie uma dinâmica que permita a Sauber ficar no top 10.
Acidentes, por sinal, não faltaram neste treino. Franco Colapinto e Yuki Tsunoda tiveram batidas fortes. Tudo OK com os pilotos, mas isso mostra que não é coincidência serem justamente os dois pilotos com maior distância em relação aos seus companheiros de equipe, Gasly e Verstappen. Em uma F1 onde todos os times estão tão próximos, a margem de ganho pode estar no talento do piloto – mas também a dose de ousadia pode incorrer em um erro grave em uma pista onde não há areas de escape asfaltadas e com o muro mais próximo.
Acidente de 2022 fez F1 reforçar segurança antes de Tsunoda capotar
Com um GP muito acidentado ou não, ainda acredito no favoritismo da McLaren. Meu palpite de pódio será Piastri em primeiro, Lando Norris em segundo e Verstappen em terceiro. Mas isso vai depender muito de quem conseguir fazer a primeira curva na liderança amanhã em Ímola…
Infos e Horários – GP da Emilia-Romagna da F1 2025
Infoesporte geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *