Análise: Real Madrid ganha cara de Xabi Alonso e vence Dortmund com autoridade apesar de susto

Treinador mostra versatilidade, e time espanhol é dominante nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. Pressão desnecessária no final liga alerta para duelo com o PSG Real Madrid 3 x 2 Borussia Dortmund | Melhores momentos | Quartas de final | Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025
O Real Madrid, mais do que nunca, mostrou a cara de Xabi Alonso na vitória de 3 a 2 sobre o Borussia Dortmund, nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. A equipe espanhola teve grande versatilidade e absoluto controle da partida.
O placar talvez indique um equilíbrio que não houve no Metlife Stadium. Com boa vantagem construída logo nos primeiros 20 minutos, o Real mandou no duelo até o fim, apesar do susto nos acréscimos do segundo tempo, em reação para lá de improvável do time alemão.
+ Veja a tabela completa da Copa do Mundo de Clubes
Xabi Alonso dá orientações em Real Madrid x Borussia Dortmund
Getty Images
A cara de Xabi Alonso no Real
O treinador do Real abriu mão do esquema de três zagueiros, que consagrou seu trabalho no Bayer Leverkusen e foi utilizado nas duas partidas anteriores, contra RB Salzburg e Juventus. E, desde o início da partida, funcionou a forte marcação na saída de bola do Borussia Dortmund.
Com linhas altas, o Real Madrid pressionava na área adversária, obrigando os defensores alemães a fazerem ligações diretas, e assim o time de Xabi Alonso começava a construção de suas jogadas. E isso acontecia com muita movimentação e trocas de posição dos meio-campistas e atacantes.
Grande associação dos atletas no campo de ataque, fortes ultrapassagens dos alas e povoamento na área adversária foram características que fizeram de Xabi Alonso, no Bayer Leverkusen, um dos treinadores mais promissores do futebol europeu. São aspectos que puderam ser percebidos no duelo contra o Borussia Dortmund.
Numa dessas escapadas de Fran García pela esquerda, o Real criou sua primeira grande chance, logo aos seis minutos, com bom cruzamento do lateral, que Gonzalo García não conseguiu a finalização. Aos nove, outro lance pela esquerda: desta vez, Vini Jr rolou para Arda Güler, que cruzou na medida para Gonzalo abrir o placar.
+ Artilheiro da Copa do Mundo de Clubes 2025: veja ranking atualizado
Aos 9 min do 1º tempo – gol de dentro da área de Gonzalo García do Real Madrid
Dez minutos depois, o segundo gol viria num lance semelhante, mas do outro lado. Em boa troca de passes curtos de Bellingham, Arda Güler, Gonzalo García e Alexander Arnold, o lateral-direito cruzou rasteiro na área para finalização precisa de Fran García.
Sim, cruzamento de um ala para gol do outro. Quem acompanhou o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso logo lembra da forte dobradinha Frimpong-Grimaldo, que juntos produziram 35 gols e 50 assistências nas últimas duas temporadas do time alemão.
E a participação de Arda Güler nos dois gols, o primeiro pela esquerda, e o segundo na ponta direita, não é ocasional. O meia turco foi o melhor jogador em campo, um coringa no meio do Real Madrid, participando ativamente da construção das jogadas e também ajudando na marcação. Ele ainda daria assistência para o terceiro gol, no fim do jogo.
✅Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Aos 19 min do 1º tempo – gol de fora da área de Fran García do Real Madrid contra o Borussia Dortmund
Versatilidade e controle por 90 minutos
A partir da metade do primeiro tempo, o Real Madrid passou a controlar o jogo de outra forma. Com dois gols de vantagem e sob forte calor no MetLife Stadium, em Nova Jersey, a equipe merengue baixou suas linhas e passou a esperar o adversário em seu campo.
Uma postura mais reativa que não é estranha ao Real, que sabe explorar a velocidade de Vini Jr nos contra-ataques. E assim continuou sendo dominante na partida, mesmo com menor tempo de posse de bola (40% x 60% para os alemães na primeira etapa).
Bellingham e Vinicius, duas vezes, tiveram boas oportunidades. Na principal delas, aos 40 minutos, o brasileiro tentou encobrir o goleiro, mas pegou mal na bola e mandou pela linha de fundo. Tecnicamente abaixo, Vini não fez uma boa partida.
No intervalo, o técnico Nico Kovac fez três alterações, incluindo as entradas de Yan Couto e do atacante Beier, buscando mais agressividade no apoio pelos lados e presença de área. Mas, nada mudou, e o Real seguiu controlando a partida no ritmo que queria. Assim como na primeira etapa, as chegadas do Borussia Dortmund não levavam grande perigo a Courtois.
Mbappé entrou aos 20 minutos e deu gás novo no ataque do Real Madrid, chegando a criar boa oportunidade e parar no goleiro Kobel. Já aos 45 da segunda etapa, outra boa chegada do time de Xabi Alonso, com duas finalizações seguidas de Valverde e Arda Güler.
Arda Güler é grande destaque do Real Madrid na vitória sobre o Borussia Dortmund
Getty Images
Susto desnecessário no fim
Se a atuação do Real Madrid foi irreparável durante os 90 minutos, as críticas podem ficar para uma dose de falta de atenção nos acréscimos do segundo tempo. Aos 46, Rüdiger colocou emoção na partida ao afastar mal um cruzamento de Ryerson. O zagueiro entregou a bola nos pés de Beier, que finalizou da entrada da área para diminuir a vantagem merengue.
A superioridade do Real era tão grande, que logo na sequência, Arda Güler fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para linda finalização de voleio de Mbappé. O francês comemorou fazendo o número 20 com as mãos, em homenagem a Diogo Jota, atacante do Liverpool que morreu na última quinta-feira, em grave acidente de carro na Espanha.
No desespero, o Borussia Dortmund conseguiu já na saída de bola um lançamento para Guirassy, que sofreu pênalti em dividida com Huijsen, que foi expulso. O camisa 9 cobrou com força para recolocar os alemães, de maneira impressionante, novamente na partida, já aos 52 minutos do segundo tempo. E houve tempo para Sabitzer obrigar Courtois a fazer um milagre, aos 54, evitando o empate.
Aos 54 min do 2º tempo – chute defendido de Sabitzer do Borussia contra o Real Madrid
Os crescimentos de Gonzalo García e Arda Güler talvez sejam dois dos principais méritos do trabalho de Xabi Alonso até aqui. Alguns jogadores ainda podem e devem crescer de produção, como Vini Jr e Alexander-Arnold. Apesar disso, o saldo é positivo para a equipe, que terá na próxima fase um duelo de nível ainda mais alto.
O Real Madrid enfrenta o Paris Saint-Germain na semifinal da Copa do Mundo de Clubes. O confronto será na próxima quarta-feira, às 16h (de Brasília), novamente no MetLife Stadium. Do outro lado da chave estão Chelsea e Fluminense, que decidem o primeiro finalista na terça. geRead More