Veja onde estão outras revelações do Fluminense negociadas antes dos 20 anos
Bragantino 4 x 2 Fluminense | Melhores momentos | 21ª rodada | Brasileirão 2025
Referência quando o assunto é formar grandes jogadores, a base do Fluminense não tem tido muito espaço no elenco profissional nesta temporada. Nos últimos anos, João Pedro, André e Luiz Henrique e foram alguns dos jogadores formados em Xerém e que assumiram protagonismo no time principal. Neste ano, a situação é diferente. Dos quinze atletas com mais minutos jogados, apenas dois foram formados na base: Martinelli e Thiago Silva.
Jogadores com mais minutos pelo Fluminense na temporada:
Negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Isaque é mais um a deixar Xerém rumo ao futebol europeu. O meia atacante de 18 anos entrou em campo em apenas 11 dos 54 jogos do Fluminense em 2025. Assim como Isaque, outros atletas subiram com certa expectativa nos últimos anos, mas acabaram negociados antes dos 20 anos. Veja abaixo alguns casos.
Kayky deu trabalho para a defesa do Santa Fe em nova vitória do Fluminense na Libertadores
Lucas Merçon FFC
Kayky: Principal jogador da chamada “Geração dos Sonhos”, o atacante gerou grande expectativa pela sua chegada no profissional, principalmente após a conquista do Brasileiro Sub-17 em 2020. Pouco depois de sua estreia no time principal, acabou vendido para o Grupo, aos 17 anos, por 10 milhões de euros + bônus, e disputou menos de trinta jogos pelo Flu. Na Inglaterra teve dificuldades para se firmar, e depois de passagens por empréstimo no Paços de Ferreira (POR), Sparta Rotterdam (HOL) e Bahia. Acabou comprado em definitivo pelo clube baiano no início da temporada.
Metinho em treino do Sub-17 do Fluminense, em Xerém
Mailson Santana / FFC
Metinho: Grande destaque na base, o meia congolês disputou apenas um jogo como profissional pelo clube, no Cariocão de 2021. Em negociação em conjunto com Kayky, acabou vendido ao Grupo City, aos 17 anos, por 5 milhões de euros + bônus. Inicialmente o acordo previa que o atleta permanecesse no clube até 2022, mas por conta do baixo aproveitamento, o grupo solicitou a liberação antecipada no meio do ano. Atualmente defende o Basel, da Suiça, após passagens pela França, Bélgica e Holanda.
Arthur Wenderroscky, meia da base do Fluminense
Felipe Siqueira
Arthur: Considerado uma das maiores promessas do clube nos últimos anos, o meia fez sua estreia nos profissionais aos 16 anos, em 2021. Sem grande sequência, acabou perdendo espaço. Na temporada passada, foi acusado de racismo durante um jogo do Cariocão Sub-20 contra o Madureira, chegando inclusive a ser conduzido para a delegacia. Pouco tempo depois, o jovem acabou anunciado, aos 19 anos, no Wydad Casablanca em um negócio de cerca de 1,5 milhão de dólares. Hoje é reserva no clube marroquino.
Monsalve e Esquerdinha em vitória do Fluminense sobre o Grêmio
Alexandre Durão
Esquerdinha: Cria da base tricolor desde os 9 anos, o lateral esquerdo foi mais um a deixar o clube rumo ao futebol europeu. Integrado aos profissionais em 2023, Esquerdinha viu a concorrência aumentar com as chegadas de Renê e Fuentes. Sem espaço entre os profissionais, acabou vendido no início da temporada para o Queens Park Rangers, da Inglaterra, aos 18 anos. Os valores não foram divulgados.
Jefté em ação no treino no Fluminense
Mailson Santana / Fluminense FC
Jefté: Reforço do Palmeiras, o lateral esquerdo foi formado na base tricolor e fez parte do elenco campeão do Brasileirão Sub-17 em 2020. Sem muitas chances no profissional, disputou poucos jogos antes de ser emprestado ao Apoel, do Chipre. Retornando do empréstimo, foi negociado com o Rangers, da Escócia, por 800 mil euros, aos 20 anos. Pela equipe, foi eleito o melhor lateral do último campeonato escocês, atraindo o interesse do Palmeiras nessa temporada.
Kauã Elias – Fluminense x Grêmio – Brasileirão
André Durão
Kauã Elias: Mais um da safra de bons centroavantes de Xerém, assim como Pedro, Evanilson e João Pedro. Recebeu a primeira oportunidade durante a campanha da Libertadores de 2023, mas se firmou entre os profissionais na temporada passada, marcando gols importantes na luta contra o rebaixamento. Após uma reta final empolgante, o atacante de 18 anos à época foi negociado com o Shakthar Donetsk, da Ucrânia, no início dessa temporada, por 17 milhões de euros + 2 milhões em bônus, se tornando a segunda maior venda da história do clube, atrás apenas de André.
Matheus Martins em ação pelo Fluminense contra o Corinthians
Alexandre Durão / ge
Matheus Martins: Atualmente no Botafogo, o ponta também fez parte da “Geração dos Sonhos”, ao lado de Metinho, Kayky e Arthur. Chegou aos profissionais em 2021, mas ganhou espaço mesmo no ano seguinte, quando foi titular e peça chave na boa campanha do Fluminense no Brasileirão. Acabou vendido no final do mesmo ano para a Udinese (ITA), aos 19 anos, por 6 milhões de euros + bônus, mas logo foi emprestado para o Watford (ING). Após pouco brilho por lá, foi negociado com o Glorioso e fez parte do elenco que venceu o Brasileirão e a Libertadores.
Initial plugin text
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Fluminense
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv geRead More


