RÁDIO BPA

TV BPA

Ainda não terminamos com a guerra em Gaza, diz Netanyahu na ONU

Ainda não terminamos com a guerra em Gaza, diz Netanyahu na ONU

 Delegações esvaziam assembleia da ONU antes de discurso de Netanyahu
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta sexta-feira (26), durante discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que seu país seguirá atacando a Faixa de Gaza até que “termine o trabalho” no território palestino.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Netanyahu entrou no plenário da ONU sob vaias, e diversas comitivas se retiraram antes mesmo de ele começar a falar, como gesto de repúdio (veja no vídeo acima). A comitiva do Brasil também deixou o local, como fez no ano passado.
No início de seu discurso, voltou a mostrar um mapa que exibiu no ano passado com países que disse ser do “Eixo do mal”. Depois, riscou com um marcador regiões nas quais disse ter destruído o poderio militar de países e grupos terroristas.
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursa na Assembleia Geral da ONU em 26 de setembro de 2025.
REUTERS/Shannon Stapleton
“Lembram dos pagers (em referência aos dispositivos de membros do Hezbollah expodidos em uma operação do serviço secreto de Israel)? Eles entenderam a mensagem. Destruímos bases na Síria, no Iêmen. Nós devastamos as armas atômicas do Irã”, disse.
“Mas devemos permanecer vigilantes. Ainda não terminamos. O Irã está preparando mísseis balísticos com o objetivo não só de destruir Israel, mas também os Estados Unidos e vários lugares”.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, mostra um cartaz durante discurso na Assembleia Geral da ONU, em 26 de setembro de 2025.
Jeenah Moon/ Reuters
O discurso do premiê israelense ocorreu diante da “onda de reconhecimentos” do Estado Palestino, nas últimas semanas, por parte de países ocidentais e aliados dos Estados Unidos, como o Reino Unido e a França. Como esperado, ele criticou os gestos.
“A decisão vergonhosa de vocês irá encorajar o terrorismo contra os judeus, contra pessoas inocentes em todo lugar (…)Como já fizemos antes, Israel tem que lutar uma luta contra a barbárie por vocês, com muitos de vocês se opondo a nós”, disse.
“O anti-semitismo nunca morre. Pelo contrário, sempre volta”.
Ele também voltou a negar a existência de um Estado Palestino.
“Dar um Estado à Palestina ao lado de Israel é como dar um Estado à Al-Qaeda ao lado de Nova York depois do 11 de setembro (de 2001, quando o grupo terrorista Al-Qaeda fez um atentado na cidade norte-americano, derrubando as Torres Gêmeas com aviões). É pura insanidade, e não vamos fazer isso”.
Megafones em Gaza
Durante o discurso, Netanyahu disse que suas tropas instalaram megafones na Cidade de Gaza que, segundo ele, estavam transmitindo a sessão da Assembleia Geral da ONU. O premiê afirmou então que falaria diretamente com os reféns e, em hebraico, disse:
“Nossos heróis, aqui é Netanyahu, falando com vocês ao vivo direto da ONU. Nós não esquecemos vocês. Nós traremos vocês de volta para casa”, disse.
O premiê israelense também exigiu que o Hamas entregue os armas. “Se vocês não fizerem isso, Israel caçará vocês”.
E negou que Israel esteja alvejando civis e causando fome na Faixa de Gaza, onde mais de 65 mil pessoas já morreram desde o início da guerra. “O oposto é verdadeiro”.
“Se a população de Gaza está passando fome, é por culpa do Hamas, que está roubando os alimentos”.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante discurso na Assembleia Geral da ONU, em 26 de setembro de 2025.
Jeenah Moon/ Reuters
Esta reportagem está sob atualização.g1 > Mundo Read More