Biometria facial em estádio do Corinthians ajuda a prender por dívida de pensão e estelionato
GE Corinthians analisa empate contra o Palmeiras e vantagem nos Dérbis em 2025
O Corinthians aderiu ao programa Muralha Paulista, do Governo do Estado, e integrou o sistema de biometria facial da Neo Química Arena à plataforma da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP). Nos dois primeiros jogos da parceria, contra Bahia e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, oito torcedores foram presos no estádio.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
Houve cinco prisões na partida contra o Bahia, em 16 de agosto, e outras três no Dérbi, no último domingo, sendo duas por não pagamento de pensão alimentícia e uma por estelionato, já nas catracas de acesso à Arena.
Os mandados de prisão estavam abertos e puderam ser cumpridos com a identificação facial dos torcedores, implementada no estádio corintiano desde o retorno depois da pausa da Copa do Mundo de Clubes, em julho. Já são mais de 395 mil cadastros com biometria facial.
No Allianz Parque, do Palmeiras, o sistema de reconhecimento para entrada no estádio também já ajudou, por meio do Muralha Paulista, a detenção de indivíduos com ordens de prisão.
Além disso, o Corinthians criou uma célula de inteligência no clube, em parceria com a SSP, para monitorar informações de compras de ingressos e cadastros de torcedores.
A partir do cruzamento de dados, é possível identificar cambismo, ingressos falsificados, divergências de CPFs e eventual entrada de pessoas com pendências na Justiça no estádio.
Segundo o Corinthians, já houve o bloqueio, no Fiel Torcedor, de 247 cadastros que usaram CPFs de pessoas mortas e 108 cadastros de cambistas.
Mais notícias do Corinthians:
+ Corinthians encaminha acordo para parcelar dívida com Memphis
+ Proposta de R$ 190 milhões da Roma por Yuri Alberto é recusada
+ MP pede que três últimos presidentes sejam afastados de conselhos
Catracas com o sistema de reconhecimento facial para entrada na Neo Química Arena
Divulgação/Corinthians
No clássico contra o Palmeiras, 142 torcedores foram barrados com ingressos comprados de cambistas.
— Encontrei uma família que viajou por horas de Penapólis a São Paulo e não conseguiu entrar na arena. Eles compraram os ingressos pelo Facebook e, claro, eram ingressos falsos. Neste caso, havia até QR Code, o que não existe mais, já que o acesso agora é apenas pelo reconhecimento fácil — contou o diretor de Tecnologia do Corinthians, Marcelo Munhoes.
— O cambismo ainda se alimenta da ignorância das pessoas e daqueles que querem fazer o caminho supostamente mais fácil. É surreal! É importante alertar: compre apenas pela plataforma oficial do clube. Hoje vale a pena fazer o Fiel Torcedor e, além de descontos, garantir prioridade na compra.
O próximo compromisso do Corinthians na Neo Química Arena será o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, em 10 de setembro, às 21h30 (de Brasília).
+ Leia mais notícias do Corinthians
Dívidas por Memphis e transfer ban: GE Corinthians analisa problemas financeiros do clube
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e geRead More


