Ex-presidente do Flamengo-PI entra na Justiça e declara ineficácia de pleito que elegeu Benigno
O ex-presidente do Flamengo-PI, André Russo, moveu uma ação contra Luciano Benigno e apresentou à Justiça, na 5ª Vara Cível de Teresina. O ex-gestor pede a retirada do seu nome de qualquer responsabilidade administrativa do clube e que o pleito em que elegeu Benigno, atual presidente do Mais Querido, seja declarado ineficaz, enquanto não for homologada judicialmente. Ainda no pedido, o ex-dirigente pede a suspensão do ECF de competições oficiais, até a regularização da situação.
Leonardo Benigno e André Russo, atual e ex-presidente do Flamengo-PI
Reprodução
No processo, André Russo apontou que ainda figura como responsável legal do Flamengo-PI diante aos órgãos oficiais, como Receita Federal, Federação de Futebol do Piauí (FFP) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sendo assim, ele segue como réu em processos em que o clube está envolvido e como responsável pelas dívidas da instituição. Por conta disso, o ex-dirigente tem sofrido com suas contas bancárias bloqueadas, e que segundo ele, isto estaria impedindo o exercício da sua profissão. Veja abaixo.
Trecho de ação movida por André Russo contra Luciano Benigno
Arquivo pessoal
Ainda no documento, André Russo aponta que a eleição em que elegeu Luciano Benigno como presidente do Flamengo-PI, realizada em junho de 2025, nunca foi submetida à homologação judicial. Por isto, a ação pede que a Justiça declare a ineficácia da eleição de Luciano para fins de representação perante terceiros enquanto não houver a devida homologação judicial do pleito.
– Ao final, a procedência da ação, para: Declarar que o Autor não possui qualquer responsabilidade administrativa, fiscal ou judicial pelo Esporte Clube Flamengo desde a eleição do Réu; Declarar a ineficácia da eleição do Réu para fins de representação perante terceiros (Receita Federal, FFP e CBF), enquanto não houver a devida homologação judicial do pleito realizado sob intervenção; Condenar o Réu a providenciar, em definitivo, a regularização do CNPJ do clube e sua representação perante FFP e CBF, conforme arts. 54, II, e 120 do CC, sob pena de multa diária – aponta o documento.
Por isto, a ação movida por André Russo não pede somente a declaração de que não é mais responsável pelo Flamengo-PI, mas que Benigno seja condenado a providenciar a regularização definitiva do CNPJ do clube na Receita Federal e nas representações nas entidades esportivas.
Trecho de ação movida por André Russo contra Luciano Benigno
Arquivo pessoal
O que diz o atual presidente do Flamengo-PI, Luciano Benigno
Luciano Benigno, presidente do Flamengo-PI
Josiel Martins
Procurado pelo ge, o atual presidente do Flamengo-PI, Luciano Benigno se posicionou em relação a ação movida por André Russo e pontuou que o seu foco é o clube e que não se estende a notícias fora do âmbito esportivo do EFC.
– Não perco meu tempo com qualquer notícia referente a esse rapaz. O foco é o Flamengo-PI – afirmou Benigno.
Flamengo-PI na Série B do Piauiense 2025
Moroni planeja pré-temporada do Flamengo-PI e descreve montagem do elenco
O Flamengo-PI deve ter sua comissão técnica na Série B do Piauiense toda formada por profissionais do Piauí. Os treinos do Leão para a Segundona irão ocorrer no CT Reinaldo Ferreira, na zona Sudeste de Teresina, sede do PEC. O local também irá abrigar os jogadores do ECF durante a disputa do torneio.
Flamengo-PI x Teresina
📅 Data: 27 de setembro;
⏰ Horário: 16h;
🏟️ Local: estádio Albertão, em Teresina. geRead More


