RÁDIO BPA

TV BPA

Lando Norris: uma falha que pode decidir a briga pelo título em 2025

Lando Norris: uma falha que pode decidir a briga pelo título em 2025

É fato que a Fórmula 1 moderna teve uma enorme redução nas falhas mecânicas durante as corridas. Atualmente, não é incomum que uma prova termine sem problemas nos carros para os pilotos. Às vezes, a categoria vê uma grande sequência assim. Por isso, qualquer falha se torna decisiva – e pode influenciar diretamente a briga por um título mundial. Foi exatamente o que aconteceu com Lando Norris e sua McLaren neste GP da Holanda, no circuito de Zandvoort. Uma falha em sua unidade de potência o tirou da corrida a apenas oito voltas do fim. Tudo ocasionado por um simples vazamento de óleo.
Lando Norris lamenta o abandono no fim do GP da Holanda em Zandvoort
Reprodução
A temporada 2025 vive um duelo interno na McLaren pelo título do Mundial de Pilotos. Oscar Piastri e Lando Norris vêm trocando vitórias desde o início do ano, na Austrália. Das 15 provas disputadas até agora, a dupla da equipe inglesa venceu 12. Com o GP da Holanda, o australiano chegou a sete triunfos contra cinco do companheiro inglês. E o abandono de Norris aumentou a vantagem de Piastri para 34 pontos – mais do que a pontuação de uma vitória, que dá 25. Ou seja: a nove corridas do fim, é uma vantagem confortável para o líder do campeonato. E os pontos fora da curva foram justamente dois abandonos: o primeiro ocasionado por um erro de Norris no fim do GP do Canadá; o segundo na primeira vez em que a McLaren sofre uma falha mecânica terminal desde 2023.
A quebra de Norris se assemelha muito à de Lewis Hamilton, pela Mercedes, no GP da Malásia de 2016. Na ocasião, o inglês tentava recuperar terreno após um início complicado de campeonato, quando o companheiro Nico Rosberg abriu uma grande vantagem. Aquela corrida em Sepang seria decisiva na disputa, mas o motor do carro #44 abriu o bico a 16 voltas do fim. Depois disso, Hamilton venceria quatro das cinco corridas finais do ano, mas o título acabou nas mãos de Rosberg por apenas cinco pontos. Outra falha dramática foi a do motor de Felipe Massa a três voltas do fim do GP da Hungria de 2008. O brasileiro perdeu uma vitória certa, zerou naquela corrida e o resto é história.
Lando Norris sofreu uma quebra na unidade de potência no fim do GP da Holanda
Reprodução
Para piorar, é uma falha que influencia diretamente também no lado psicológico de Lando Norris. Neste aspecto, o inglês já havia reagido após ficar seis corridas sem vencer em 2025, entre os triunfos na Austrália e em Mônaco. Será que ele terá condições de mostrar forças novamente? Além disso, o timing é o pior possível: com o título de construtores praticamente decidido, a McLaren liberou os dois pilotos para correrem por si e buscarem as melhores estratégias. Ou seja: a equipe inglesa dividiu os dois lados da garagem e deu autonomia para os times responsáveis por cada um dos carros usarem todas as armas na briga pelo Mundial de Pilotos, que a McLaren não conquista desde 2008.
Também é fato que a frieza de Oscar Piastri tem se demonstrado uma enorme vantagem competitiva nesta temporada. Nem sempre o australiano é o mais rápido, mas os poucos erros que comete e a tranquilidade para encarar revezes têm sido algo importante nessa disputa. Lando Norris, por sua vez, tem falhado nos momentos cruciais do ano. Por exemplo, neste fim de semana, quando ficou à frente do companheiro em todos os treinos e nas duas primeiras partes da classificação. Entretanto, no Q3, acabou superado por Piastri e perdeu a pole position – algo essencial para a vitória em Zandvoort.
Oscar Piastri e Lando Norris conversam com o chefe Zak Brown nos boxes do GP da Holanda
Mark Sutton/F1 via Getty Images
A parte boa, pensando em Norris, é que a próxima corrida é já no próximo fim de semana: o GP da Itália, em Monza. Uma pista de altíssima velocidade, onde a McLaren andou muito bem em 2024 e só perdeu a vitória para Charles Leclerc, da Ferrari, porque o monegasco ousou na estratégia e fez uma brilhante pilotagem, conservando os pneus até o fim. Depois da quebra na Holanda, é a vez de Norris mostrar serviço. Elevar sua pilotagem e fazer um fim de temporada com erro zero. Só assim para tentar reduzir a vantagem e ameaçar Oscar Piastri no campeonato.
NA PONTA DOS DEDOS 27/08/2025 – Entrevista com Rubens Barrichello
Perfil Rafael Lopes
Editoria de Arte/GloboEsporte.com geRead More