Mirassol desenvolve plano para se regionalizar e ser o segundo time de outros torcedores
Confira como está a cidade de Mirassol após o atropelo do time contra o Bahia no domingo
O Mirassol tem um plano: o clube da menor cidade dos últimos 40 anos do Brasileirão quer romper ainda mais os limites do município que ele próprio carrega no nome. O Leão quer ser o orgulho não apenas dos seus 65 mil moradores, mas também de todo o Noroeste Paulista. Ou ir até além, por que não?
Sem grandes possibilidades de aumentar a própria média de público, que é de 6 mil pessoas por partida, o time do interior paulista começou um projeto para se transformar no segundo clube de outros tantos torcedores.
Sensação da Série A do Brasileiro, o caçula da elite quer aproveitar o hype para conquistar o coração de mais gente. Entenda, a partir de agora, como é o plano do Mirassol que já está em prática.
Veja também
+ Mirassol tem 100% de aproveitamento contra o Grêmio
+ Paulinho revela sonho de voltar à Copa e segredos do Mirassol
+ Tabela e classificação do Brasileirão
Torcida do Mirassol em dia de jogo do Brasileirão
JP Pinheiro/Agência Mirassol
Nada de provocação
O primeiro passo para ser o queridinho de outros torcedores é uma máxima que já é aplicada há tempos: não provocar torcidas adversárias e evitar qualquer polêmica.
Um caso que não foi bem aceito internamente foi a mensagem do atacante Rafa Silva, que detonou Memphis Depay, após o astro do Corinthians perder um pênalti de cavadinha contra o Mirassol. O jogador fez a publicação nas suas redes sociais questionando a atitude do holandês.
Porém, a atitude não foi bem recebida pelo clube, que não quer se envolver nessas “tretas” com outros times. Rafa deixou o Leão e se transferiu para o América-MG há um mês.
Esse episódio foi a iniciativa particular de um jogador, mas o Mirassol não quer se repita. Institucionalmente, o clube deseja ser o mais simpático da elite, mantendo o carisma de um time de uma cidade pacata do interior paulista. O Leão não quer ser rival de ninguém.
Torcida do Mirassol em jogo no Maião
Pedro Zacchi/Agência Mirassol
Mirassol além de Mirassol
Um dos grandes focos do Mirassol está na regionalização do próprio nome. A cidade está a apenas 20 minutos de distância de São José do Rio Preto, uma metrópole de 504 mil moradores.
O município vizinho tem dois clubes: o América e o Rio Preto. O Mecão é o mais tradicional, chegou a ser o recordista de tempo de permanência na primeira divisão do Campeonato Paulista, mas entrou em um forte declínio e caiu para a quinta e última divisão estadual. Em 2025, não teve calendário oficial para o time profissional.
O Jacaré, por sua vez, ocupa a Série A3, mas sem campanhas de destaque.
Com esse “vácuo” disponível, Mirassol quer atrair a simpatia de rio-pretenses e também de outras cidades da região como: Fernandópolis, Araçatuba, Votuporanga, Catanduva, Bady Bassitt, Jales, Tanabi, Bálsamo e muitas outras.
Em jogos do Leão, inclusive, é possível identificar faixas com os nomes de diversos municípios vizinhos que mostram seu apoio ao clube pujante da região.
estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, em Mirassol
@nopontovoa
Com o cadastramento e a entrada dos torcedores por identificação facial, o Mirassol passou a fazer o monitoramento das cidades daqueles que vão até os jogos, já que o cadastro inclui esse dado do usuário.
Curiosamente, na partida contra o Cruzeiro, pela 20ª rodada do Brasileirão, havia mais gente de São José do Rio Preto que de Mirassol. Esse fato até era comum em jogos contra grandes de São Paulo, mas foi a primeira vez diante de um clube de outro estado.
Outro confronto que impressionou bastante foi o duelo contra o Santos, recorde de público nesta competição, com 11.637 torcedores, que vieram de 376 cidades e 17 estados diferentes. Isso representa mais da metade das unidades federativas do Brasil.
Ao todo, foram 3.409 pessoas de Rio Preto e 2.222 da cidade de Mirassol. Minas Gerais, que está a uma hora e meia de carro, foi o estado com mais cidades presentes, com 22 municípios ao todo.
No top-10 de cidades presentes na partida contra o Peixe de Neymar, a única cidade fora de São Paulo foi Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, com 122 presentes. No total, 18 cidades do estado estavam no Maião (veja a lista completa abaixo).
Público dos jogos do Mirassol na Série A
Público Mirassol no Brasileirão
Lista completa de cidades em um jogo
Ingressos e cidades Mirassol x Santos geRead More


