RÁDIO BPA

TV BPA

Williams sofre exclusão dupla da classificação em Singapura; Bortoleto sobe e larga em 14º

Williams sofre exclusão dupla da classificação em Singapura; Bortoleto sobe e larga em 14º

Rodrigo França explica por que GP de Singapura é conhecido como “Mônaco do Oriente”
As duas Williams foram desclassificadas do treino de classificação que definiu o grid de largada para o GP de Singapura de domingo (5). De acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os carros de Alexander Albon e Carlos Sainz não estavam dentro das regras técnicas sobre o uso do DRS, o sistema de redução de arrasto. Quando ativado pelos pilotos, ele permite que os monopostos alcancem maiores velocidades nas retas.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Bortoleto explica queda no Q1: “Bandeira amarela na volta”
GP de Singapura de F1 2025: horário e onde assistir
Com isso, os dois competidores tiveram os tempos apagados e vão ter que largar do fundo do pelotão após receberem permissão da FIA para disputar a corrida. Albon seria o 12º colocado, e Sainz largaria em 13º. As punições ajudaram o brasileiro Gabriel Bortoleto, que ganha dois postos: antes 16º, o piloto da Sauber agora vai sair em 14º (veja o grid atualizado no fim da matéria).
Asa traseira da Williams não estava dentro das regras técnicas da F1 em Singapura
Glenn Dunbar/LAT Images
Entenda a desclassificação
Após o término da classificação, os carros da Williams foram avaliados no parque fechado, como de praxe. Nela, foi detectado que as posições ajustáveis do elemento superior da asa traseira (os “flaps”) estavam fora do padrão exigido pelo regulamento.
De acordo com Jo Bauer, delegado técnico da Fórmula 1, os dois carros excederam o limite de 85mm implementado pela categoria “em ambos os lados da área externa da asa traseira”.
Delegado técnico da F1 informou que carro da Williams estava fora das regras
FIA
Isso significa dizer que a abertura dos flaps da asa traseira quando o DRS era ativado estava acima do permitido na categoria. Com isso, os carros da Williams poderiam ter vantagem aerodinâmica durante a abertura da asa móvel no circuito de Marina Bay – até variações milimétricas podem significar uma grande vantagem.
O assunto chegou aos comissários do GP de Singapura, que convocaram os pilotos e representantes para dar explicações. Depois da conversa, a FIA optou por desclassificar Albon e Sainz.
Dupla da Williams vai largar do fundo do grid em Singapura
Sam Bloxham/LAT Images
Esta não é a primeira vez que dois pilotos de uma mesma equipe são desclassificados por essa infração. Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, pilotos da Haas em 2024, acabaram excluídos da classificação para o GP de Mônaco daquele ano pelo mesmo motivo.
As desclassificações por descumprimento aos artigos do regulamento técnico também não são uma novidade em 2025: Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Pierre Gasly sofreram essa punição no GP da China.
Leclerc e Gasly terminaram a prova em Xangai com o carro abaixo do peso mínimo estipulado, e Hamilton estava com o desgaste da prancha do assoalho acima do permitido. Nico Hulkenberg conviveu com o mesmo problema do heptacampeão no GP do Bahrein e também foi retirado do resultado final da prova.
Confira o grid de largada atualizado
GEORGE RUSSELL (Mercedes)
MAX VERSTAPPEN (RBR)
OSCAR PIASTRI (McLaren)
KIMI ANTONELLI (Mercedes)
LANDO NORRIS (McLaren)
LEWIS HAMILTON (Ferrari)
CHARLES LECLERC (Ferrari)
ISACK HADJAR (RB)
OLIVER BEARMAN (Haas)
FERNANDO ALONSO (Aston Martin)
NICO HULKENBERG (Sauber)
LIAM LAWSON (RB)
YUKI TSUNODA (RBR)
GABRIEL BORTOLETO (Sauber)
LANCE STROLL (Aston Martin)
FRANCO COLAPINTO (Alpine)
ESTEBAN OCON (Haas)
PIERRE GASLY (Alpine)
Largam dos boxes: Alexander Albon e Carlos Sainz (ambos da Williams).
Infos e horários GP de Singapura de Fórmula 1 2025
Infoesporte geRead More