Eleições no Grêmio: conheça as propostas do candidato Paulo Caleffi
Assista à íntegra da conversa com Paulo Caleffi, candidato à presidência do Grêmio
O ge recebeu o candidato à presidência do Grêmio Paulo Caleffi. Após atingir a cláusula de barreira no Conselho Deliberativo, ele disputa os votos dos associados com Odorico Roman no pleito que ocorre neste sábado, 8 de novembro.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Advogado criminalista, Paulo Caleffi foi vice-presidente de futebol no início da gestão de Alberto Guerra e deixou o cargo em junho de 2023. No período em que esteve no clube, participou da negociação para a contratação de Luis Suárez. Veja, abaixo, alguns trechos da conversa com o candidato. Acima, confira o bate-papo na íntegra.
Paulo Caleffi, candidato à presidência do Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Contratações
“Eu não falo por falar que esse atleta (a ser contratado) tem uma carreira mais consolidada que a do Luis Suárez. É fato. Se as pessoas souberem o nome, salvo por algum elemento de opinião muito exclusivo, as pessoas, em regra, vão dizer que é um jogador que teve uma carreira mais consolidada. Mas temos que ter zelo por isso.
Já estamos em tratativas financeiras que estão envolvendo patrocínios (para bancar o jogador). Mas aí é que a complexidade cresce, porque temos que deixar claro a necessidade de que o uso da imagem não vai ser apenas pelo clube, vai ser ações do patrocinador. Essa gama de questões nos demanda bastante tempo, seja por idioma, por atitude, algumas vezes os agentes falam determinado idioma, outros falam outros fuso horários completamente distintos, mas estamos fazendo todo possível para acelerar isso.”
Eleições no Grêmio: Paulo Caleffi responde sobre contratações
Mano Menezes e Felipão
“Eu preciso ouvir o Mano, entender o que ele pensa do trabalho, de continuidade ou não, como eu já referi, e eu tenho muito respeito por ele. Então, mesmo que nós tenhamos um caminho distinto a seguir eventualmente, isso a primeira pessoa que vai saber é o Mano numa conversa comigo.
[…] Tudo é momento no futebol. Eu entendo que o momento do Grêmio não condiz com uma aposta. Nós precisamos ter um treinador que seja cancheiro, digamos assim. Que é o caso do Mano. Pode ser um outro nome também da mesma envergadura. Então, nesse sentido, eu não trabalho junto com os meus pares numa aposta para treinador.
O Felipão, como ele é um pavilhão do clube, como dispensa qualquer comentário e a atividade dele independe de projeto de futebol’. […] O Felipão ajuda tanto institucionalmente o clube, como também na parte desportiva, na análise da base. O Felipão dispensa comentários. […] Nós temos, portanto, um convite posto ao Felipão, porque é independente disso.”
Eleições do Grêmio: Paulo Caleffi comenta sobre permanência de Mano e de Felipão
Finanças
“[…] Nós estamos lançando um projeto que se chama Grêmio Estúdio, que vai ser um grande hub de produção de conteúdos, transmissão de jogos, inédito nessa modalidade no país, que vai contar com a parceria da IEP Filmes, que, para quem não sabe, foi a responsável pela produção e roteirização dos vídeos de lançamento das camisas do Grêmio do ano passado, de 2024, que foi um sucesso estrondoso, aquela ligação do Mazarópi no tempo, o Kannemann tomando chimarrão, sendo revelado quem era o gaúcho que aconselhava os gremistas.
Então, nós vamos, de fato, elevar a produção de conteúdo, isso gera muita rentabilidade, gera atração de novos patrocínios, nós vamos ter uma grade fixa de programas, e isso é um dos projetos que nós temos.
[…] Indo para os Gols de Vantagem, que também é um marco, um ineditismo, num programa de fidelidade e benefícios para o torcedor. Hoje, o associado do Grêmio dispõe de descontos, mas não há uma plataforma que parte do consumo que o torcedor do Grêmio ou o associado do Grêmio tenha no seu dia a dia, você não vai precisar comprar produtos oficiais do Grêmio. Vai ser as suas compras em postos de gasolina, em supermercados, em farmácias e todas as demais áreas de varejo.
O torcedor vai ter um determinado segmento de desconto, o associado mais, e o Grêmio vai ficar com uma rentabilidade disso, que nós estamos calculando em torno de dois milhões e meio de gremistas se cadastrando na plataforma, que não tem custo algum, e gerar uma receita anual de R$ 300 milhões.”
Eleições do Grêmio: Paulo Caleffi responde sobre as finanças do clube
Aproveitamento da base
“Nós vamos ter várias ações para melhorar nossa captação e processos. A primeira delas é que o departamento de futebol masculino vai coordenar a base. Então, disso vem diversas questões. A primeira delas é que nenhum atleta vai ser dispensado sem anuência do Departamento Profissional. Isso é um problema grande que nós temos. Muitas vezes, o Grêmio perde ativos que não são devidamente analisados e eles vão entregar e se tornar joias em outros clubes.
[…] Mais do que isso, no nosso entendimento, a facilitação para o atleta da base subir é que nós tenhamos as categorias mais próximas do profissional com o mesmo sistema tático. O guri que sobe está acostumado a treinar naquele modelo de jogo. Ele já vai ter o componente emocional que é natural, que traga uma pressão adicional. Se tem um sub-17 que, por exemplo, possa jogar num 3-6-1 e tu vem para o profissional que joga num 4-3-3, termina com a cabeça desse menino. A chance dele entregar resultado acaba diminuindo, quando deveria potencializar. Essa é uma segunda situação.
[…] As nossas escolas conveniadas no Brasil ficam ao próprio léu, à própria sorte. Vamos implementar um sistema de monitoramento que vai vincular todas as escolas conveniadas. […] A questão central para o nosso projeto é, primeiro, entregar resultado desportivo, levantar uma taça que deixe o nome desse guri na história e aí buscarmos o melhor negócio financeiro possível que aquela escola conveniada lá atrás vai acabar tendo uma geração de receita inédita.
[…] E também o futsal. Nós vamos retornar com o futsal do Grêmio, que está há muitos anos afastado. […] Vamos fazer esse ginásio na área do Cristal para vincular com a escola. Temos a proximidade dessa modalidade se tornar olímpica. Se tem uma modalidade olímpica, tem um grande potencial de buscar a lei de incentivo ao esporte, que é investimento direto em infraestrutura para o Grêmio, e isso começa a mudar de patamar.”
Eleições do Grêmio: Paulo Caleffi destaca trabalho com a base gremista
Arena
“Nós temos a comercialização dos naming rights do estádio. Vamos implementar uma nova loja GrêmioMania no setor leste para dar maior vazão para os torcedores. Em diversos jogos, vemos que a nossa loja atual não comporta a paixão da torcida do Grêmio. Mas nós vamos adiante. Faremos postos avançados pela esplanada e também no andar inferior para possibilitar que não haja frustração do torcedor.
[…] Vamos implementar diversas ações de match day. Temos projeto das questões de painéis de LED visando a comercialização, exposição de marcas parceiras. Questão de modernização do aplicativo para que possa gerar situações específicas, como surgimento de descontos. A questão da área de acolhimento ao torcedor do interior e de outros estados. O projeto está consolidado. Está pronta a parceria com uma construtora. Churrasqueiras de alvenaria, banheiros estruturais, em torno de 50 a 60 churrasqueiras, numa área muito próxima à Arena, que vai permitir estacionamento de ônibus e uma área exclusiva para esses torcedores.”
Eleições do Grêmio: Paulo Caleffi responde sobre a Arena
Futebol feminino
“O futebol feminino tem que se aproveitar da Copa do Mundo que se avizinha aqui no Brasil. Existem determinadas empresas que só patrocinam o futebol feminino. Elas não querem estar vinculadas ao futebol masculino, e o Grêmio tem que se aproveitar disso. Então, isso é uma ação. Vai haver um favorecimento de mercado para a captação de patrocínios.
E quando eu falo patrocínio, não é tão somente o da camisa, mas de nós promovermos na GrêmioMania uma identificação visual mais potencializada do futebol feminino, ou seja, que as nossas gurias estejam ali num local bastante evidente, que não tenha que ficar catando peças de roupa, ou seja, o infantil está aqui, o masculino está aqui, o feminino está lá com as suas identidades visuais. Isso é extremamente necessário. E aí existe uma série de equipamentos para as mulheres que atuam no futebol que podem ser vendidas para amadoras também.
[….] E outra circunstância que para nós é fundamental é que, quando haja venda de um atleta, esse recurso seja dirigido para o departamento. Então, para trazer aqui um exemplo, quando a Lorena foi vendida, se fosse no nosso projeto de gestão, o dinheiro da Lorena seria reinvestido em estrutura e capacitação para o futebol feminino.”
Eleições do Grêmio: Paulo Caleffi responde sobre Futebol Feminino
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More


