Kart, Stock Light e Endurance: a jornada tripla de Gabriel Koenigkan
Um jovem de 16 anos, mas com muita história para contar. Em seu primeiro ano nos carros de turismo, o brasiliense Gabriel Koenigkan impressiona pela adaptação a mudanças radicais de tipos de carros e também de estilos de corridas. Ele disputa a temporada completa da Stock Light pela W2 Racing ProGP, além de disputar competições paulistas e nacionais de kart. Neste fim de semana, ele encara o maior desafio do ano: a estreia no Endurance Brasil nas 4 Horas de Santa Cruz do Sul à bordo do Ligier JS P320 #117 da classe P1, a principal do evento, e ao lado do ídolo Gaetano di Mauro e de Arthur Pavie. E a estreia não poderia ser melhor, com a pole position no carro da BTZ Motorsport.
– Fico muito contente pela oportunidade e a experiência de guiar o carro mais rápido do Brasil é incrível. Não imaginava que ia ter uma chance como essa em meu ano de estreia nos carros de corrida e espero tirar o máximo dessa ocasião e aprender com o Di Mauro e os engenheiros e mecânicos da BTZ – disse Koenigkan.
Gabriel Koenigkan vence a classe OK-N na Copa Beto Carrero em 2025
Divulgação
O currículo no kart é laureado: foi campeão brasileiro de kart (categoria Mirim, em 2017), além de bicampeão da Copa Brasil, em 2022 e 2024. Conquistou também a medalha de prata no FIA Motorsport Games de 2022, além do tricampeonato na Copa SP Light. Neste ano, fez o salto para os carros de turismo, em uma das categorias mais complicadas para a adaptação: a Stock Light. Ele, inclusive, já tem uma vitória, na segunda corrida da etapa do Velocitta, no fim de setembro.
– Está sendo um ano muito muito legal. Saí direto do Kart e fui direto para Stock Light, sem nenhum tipo de preparação antes, sem nem ter treinado. Fiz só um dia de teste antes de começar a temporada. Estou conseguindo evoluir muito a cada etapa, a cada sessão. Estou conseguindo entender mais o carro, evoluir o acerto, evoluir junto com a equipe. Fui o único estreante a ganhar a corrida principal esse ano, lá no Velocitta. É muito gratificante saber que todo o trabalho que a gente vem fazendo está sendo recompensado. Não esperava que fosse ter essa evolução tão grande durante o ano. Foi muito desafiador no começo, mas acho que qualquer piloto de corrida tem que se adequar aos tipos de situação a que é exposto. Acho que a gente está conseguindo fazer isso muito bem. E agora é focar para tentar mais vitórias, mais pódios e ano que vem tentar sair com o título – afirmou.
Campeão brasileiro de kart, Gabriel Koenigkan faz seu primeiro ano na Stock Light
Marcelo Machado de Melo
O objetivo de carreira, claro, é chegar à Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro. E o prêmio de R$ 2,5 milhões para o vencedor da Light é um atrativo para seguir neste caminho em 2026. Mas correr também no exterior segue nos planos de Koenigkan.
– Agora o plano principal é sim ir para a Stock Car. Estamos trabalhando nisso para o ano que vem. Seria o ano em que eu disputaria o título para tentar ganhar essa vaga da Pro. Todo mundo sabe que não é fácil, tem que lutar muito, porque do mesmo jeito que quero, todos os outros pilotos do grid têm a mesma vontade que eu. E é muito difícil conquistar isso. Também tenho muita vontade de correr lá fora, com certeza. O sonho de todo piloto é andar nos Estados Unidos, na Europa. Mas o objetivo principal é chegar no Stock Pro. E depois disso, quem sabe começar a buscar alguma categoria fora do Brasil.
Gabriel Koenigkan comemora um de seus pódios na temporada 2025 da Stock Light
Ricardo Saibro
O próximo desafio de Koenigkan é a etapa de Brasília da Stock Light, a última da temporada 2025 da categoria. O autódromo passou por reformas e é uma pista desconhecida para o grid. A expectativa é positiva após um bom campeonato de estreia na base dos carros de Turismo.
– A expectativa é muito alta, principalmente agora vindo de uma vitória. Sabemos que a gente tem condições de lutar por mais vitórias. E correndo em casa, a expectativa fica um pouquinho mais alta. É um autódromo que ficou muito tempo parado, com um traçado muito legal. Diria que a gente chega em condições mais iguais pelo fato de ninguém conhecer a pista. E vai ser uma etapa muito legal. Foi uma temporada de muito aprendizado, de muita evolução. O nosso plano da Stock Light não era ganhar neste ano, mas sim adquirir o máximo de experiência possível, evoluir o máximo para lutar pelo título no ano que vem. Até agora cumprimos nosso objetivo. Entendi muito do carro, vi como funcionam os carros de turismo, esse mundo de autódromos – completou.
VOANDO BAIXO: Entrevista com Gabriel Koenigkan, piloto da Stock Light
A próxima etapa da Stock Light, a última de 2025, está marcada para o reformado Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, nos dias 29 e 30 de novembro. A categoria tem transmissão dos canais sportv.
Perfil Rafael Lopes
Editoria de Arte/GloboEsporte.com geRead More


