RÁDIO BPA

TV BPA

Análise: organização defensiva do Fortaleza desmonta com erro de Cardona e inoperância ofensiva

Análise: organização defensiva do Fortaleza desmonta com erro de Cardona e inoperância ofensiva

Time consegue controlar principais armas do Botafogo, mas sofre com momento de desconcentração do zagueiro e a baixa produção da estratégia montada por Vojvoda para o ataque Botafogo 2 x 0 Fortaleza | Melhores Momentos | 25ª Rodada | Brasileirão 2024
Quando se enfrenta um time como Botafogo, qualquer erro pode ser fatal. O Fortaleza veio preparado por Vojvoda para o Estádio Nilton Santos com uma organização defensiva feita para neutralizar os ataques pelos lados e tentar aproveitar a velocidade nos contra-ataques com Moisés e Breno Lopes, bem abertos. A defesa funcionou até o descuido de Cardona, que ficou muito distante da última linha defensiva e deu a brecha para Igor Jesus receber o lançamento em profundidade de Barboza e abrir o placar já aos 28 minutos do segundo tempo.
+ Confira as novidades do Fortaleza
O Fortaleza no momento do lançamento de Barboza para Igor Jesus
Reprodução
Esse erro custou caro, pois o Fortaleza não viveu uma noite inspirada ofensivamente. Principalmente, pelo jogo ruim de Pochettino, que deveria ser a cabeça criativa do meio-campo. Moisés e Breno Lopes também não conseguiram levar perigo ao Botafogo, o que prejudicou a ideia inicial de jogo de Vojvoda.
– A intenção era ter a velocidade pelos lados, Pikachu nos dá muito no defensivo, no ofensivo precisamos de um volume a mais na frente. Acho que são características diferentes, hoje escolhi ter a velocidade dos nossos velocistas nos dois lados porque analisamos os laterais deles, buscamos atacar as costas e planejar um segundo tempo com Pikachu. Recebemos o gol e não conseguimos sustentar a diferença de 1 a 0 por mais tempo para chegar ao final ainda com possibilidades – analisou Vojvoda.
Breno Lopes e Moisés bem abertos na estratégia de Vojvoda para o Fortaleza
Thales Soares
Inicialmente, o Fortaleza entrou armado com duas linhas de quatro e Pochettino mais avançado, próximo de Lucero. O sistema, por vezes, se transformava em um 4-1-4-1, com Sasha fazendo o papel à frente do quarteto defensivo, bloqueando os passes entrelinhas. Nessa situação, Pochettino recuava e se juntava a Hércules, deixando Moisés e Breno Lopes, que atuou pela direita, com o papel de ajudar no bloqueio das laterais.
Fortaleza armado defensivamente no primeiro tempo contra o Botafogo
Thales Soares
Inofensivo no ataque, o Fortaleza conseguiu fazer os bloqueios necessários no meio, principalmente no primeiro tempo, e contou com boa atuação de Kuscevic e Bruno Pacheco para impedir finalizações perigosas de chegarem ao gol defendido por João Ricardo. Sasha e Hércules também conseguiram pressionar o homem da bola e evitar passes limpos.
Mas o volume de jogo do Botafogo dificulta o trabalho de qualquer defesa. A necessidade de concentração máxima todo o tempo acaba levando a uma exaustão mental e a perda da concentração. Vojvoda até havia colocado Pikachu e Pedro Augusto em campo, aos 20 minutos do segundo tempo, com a ideia de ter mais a bola e apostar menos no jogo direto com os pontas.
Depois de conseguir conter o ímpeto inicial do Botafogo no segundo tempo, o Fortaleza sofreu o baque. O zagueiro Cardona sucumbiu, em um claro momento de desconcentração e desorganização, ao recuar demais e dar campo para Igor Jesus receber o lançamento de Barboza, que não foi pressionado por Pedro Augusto, abrindo o placar, aos 28 minutos do segundo tempo.
Vojvoda, então, fez mais três trocas, tentou tomar as rédeas do jogo, mas não conseguiu encontrar o caminho para chegar ao empate. Para piorar, ainda viu mais um erro individual sacramentar a derrota. Pedro Augusto tocou mal para trás no meio do campo, entregou a bola para Marlon Freitas, que colocou Igor Jesus em condições de arrancar, fazer o segundo gol e matar o jogo para o Botafogo.
O erro de Pedro Augusto, que custou ao Fortaleza o segundo gol do Botafogo
Reprodução
O Fortaleza tem 48 pontos, está na segunda colocação do Brasileirão, com um jogo a menos do que o Botafogo, que lidera, com 50 pontos. O time volta a campo no dia 11, contra o Internacional, às 19h30, no Beira-Rio, em jogo atrasado. geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *