Entenda como o acesso à Série A4 pode ser o ponto de partida de um novo recomeço para o Paulista
Perto de ser adquirido por empresário, clube deixa a última divisão e vive a expectativa de colocar fim à crise que se arrasta há uma década O acesso à Série A4, conquistado neste sábado, pode representar bem mais do que uma “simples” escalada de divisão para o Paulista.
Em grave crise há pelo menos dez anos (quando disputou a elite estadual pela última vez), o Galo de Jundiaí tenta encarar a promoção como um verdadeiro recomeço.
Veja também
+ Tabela da Bezinha
+ Paulista conquista acesso e deixa última divisão de SP
O Paulista voltou a conquistar um acesso após cinco anos
JP Fotos Sports/Paulista FC
Isso porque, além de deixar o quinto e último nível do Campeonato Paulista, o clube vive a expectativa da aquisição de sua SAF pelo empresário Pedro Mesquita, ex-chefe do banco de investimento da XP, por meio da sua gestora, a Exa.
Em junho deste ano, as partes iniciaram uma auditoria nas contas do clube. O objetivo do empresário é avaliar a capacidade de renegociação das dívidas do Paulista (estimadas em cerca de R$ 50 milhões) antes de fechar o negócio.
Com o acesso, o Galo terá um nível a menos para escalar após a aquisição
JP Fotos Sports/Paulista FC
Pelo prazo estipulado inicialmente, o levantamento deve durar mais cerca de 45 dias.
Embora valores não tenham sido discutidos, sabe-se que a proposta é de aquisição de 90% da SAF do Paulista.
Pedro Mesquita e Rodrigo Peterneli, presidente do Paulista
Gustavo Amorim/Paulista FC
Projeto e metas
Caso a compra do Paulista pela Exa se concretize, o grupo tem algumas metas estabelecidas no âmbito esportivo. Na visão de Pedro Mesquita, o clube deve figurar na elite estadual e, pelo menos, na Série B do Campeonato Brasileiro.
A criação da SAF e a consultoria esportiva ficarão sob a responsabilidade do ex-zagueiro Paulo André, com quem Mesquita trabalhou no Cruzeiro.
Paulo André deverá ficar responsável pela SAF do Galo
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Da glória ao fundo do poço
Vice-campeão Paulista em 2004, o Galo de Jundiaí chegou ao auge nos anos seguintes. O clube conquistou o título da Copa do Brasil em 2005 e, no ano seguinte, disputou a Libertadores, chegando a vencer o River Plate.
Naquela mesma temporada, o Paulista ainda viu o acesso à elite nacional bater na trave ao terminar a Série B na quinta colocação. A partir de 2007, porém, a maré mudou e o Galo da Japi caiu para a Série C, para a D no ano seguinte e, desde 2009, nunca mais disputou qualquer divisão do Campeonato Brasileiro.
Paulista viveu o auge ao conquistar a Copa do Brasil em 2005
Agência O Globo
É bem verdade que depois disso o clube ainda conquistaria duas vezes a Copa Paulista (2010 e 2011), mas em 2014, o clube caiu também no Paulistão e, nos anos seguintes, enfileirou uma série de rebaixamentos.
Desde 2021, o Paulista disputa a última divisão estadual. Até o ano passado, o último nível era o quarto, mas com a criação de uma quinta competição, o Galo se viu novamente rebaixado. geRead More