RÁDIO BPA

TV BPA

Ponte Preta lança uniforme com temática antirracista; veja fotos

Ponte Preta lança uniforme com temática antirracista; veja fotos

Macaca foi pioneira em ter tido negros entre os fundadores e no primeiro elenco em 1900 Democracia racial da Ponte Preta foi liderada por Miguel do Carmo
A Ponte Preta lançou nesta quarta-feira, Dia da Consciência Negra, uma nova camisa em alusão à data que lembra a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695, e simboliza a luta contra o racismo no Brasil.
A camisa foi divulgada em parceria com a Diadora, fornecedora de material esportivo.
O novo uniforme é majoritariamente preto, com detalhes em branco nas laterais e na manga da camisa, além de um gorila na estampa – simbolizando um dos mascotes do clube.
Novo uniforme da Ponte Preta
Divulgação
Novo uniforme da Ponte Preta
Divulgação
A camisa está disponível na loja oficial do clube a partir desta quarta-feira. Os preços não foram divulgados.
Inspiração na história
Miguel do Carmo fez parte da primeira escalação da Ponte Preta
Arquivo pessoal
A Macaca se considera a primeira democracia racial do futebol brasileiro e pleiteia há anos o reconhecimento junto à Fifa por ter tido negros entre os fundadores, em 1900, e também um jogador preto no primeiro time.
Historiadores e o próprio clube consideram que Miguel do Carmo foi o primeiro jogador preto da história do futebol brasileiro, além de ter sido um dos fundadores do time campineiro desde o seu primeiro dia.
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre a Ponte
A partir de Miguel do Carmo, a Ponte Preta abriu portas para outros jogadores negros e ganhou popularidade entre os torcedores.
– O problema é que nessa época houve muita discriminação. Muitos nos chamavam de Macaco, mas o clube acabou herdando e transformando isso em um orgulho sobre a nossa identidade – explicou Alexandre Oliveira, bisneto de Miguel. geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *