RÁDIO BPA

TV BPA

Disputa de cinturão entre Usyk e Fury terá teste com inteligência artificial

Disputa de cinturão entre Usyk e Fury terá teste com inteligência artificial

IA complementará avaliação humana e visa dar respaldo a decisões complexas em futuro próximo A revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, neste sábado, 21, pode ser um marco na história da Nobre Arte: pela primeira vez, uma Inteligência Artificial (IA) auxiliará juízes humanos na avaliação técnica dos rounds. A novidade foi anunciada por Turki Alalshikh, ministro do entretenimento da Arábia Saudita, sede do evento.
Olekrandr Usyk e Tyson Fury se enfrentam neste sábado
Getty
Siga o canal de MMA, boxe e outras lutas do ge no WhatsApp!
A IA se junta aos três juízes humanos laterais, mas não terá autonomia para definir o vencedor final do combate. Inicialmente, a tecnologia terá atuação limitada e caráter experimental.
A longo prazo, o objetivo da medida é oferecer respaldo tecnológico a decisões complexas, que recorrentemente originam críticas acaloradas à arbitragem. O entendimento das autoridades sauditas é que a implementação da IA pode ser uma solução para o problema.
– Livre de parcialidade e erro humano, esse experimento inovador estreia na maior luta do século – anunciou Turki Alalshikh.
PFL anuncia card completo do Road to Dubai Champions Series; veja confrontos
Bibiano Fernandes se despede do MMA e projeta ONE no Brasil: “Vou fazer isso acontecer”
Brasileiro vence luta, encanta Dana White e “rouba” vaga no UFC de oponente
Oleksandr Usyk x Tyson Fury
Curiosamente, a primeira luta entre Usyk e Fury, em maio, terminou com decisão dividida e controversa: dois juízes deram a vitória a Usyk e um a Fury. O ucraniano venceu e ficou com o cinturão do Conselho Mundial de Boxe (WBC), que pertencia ao oponente britânico. Com a última honraria que faltava, o puglista russo garantiu o título mundial unificado, chancelado também pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e Organização Mundial de Boxe (WBO).
Aos 37 anos, Oleksandr Usyk tem 22 vitórias e jamais foi derrotado. Em 2018, ele se tornou o campeão indiscutível dos pesos-cruzados ao derrotar Murat Gassiev na final dos pesos-cruzados da World Boxing Super Series.
O britânico Tyson Fury conheceu o primeiro revés da carreira justamente no embate com Usyk, em maio. Eram 34 vitórias e 1 empate até então. Natural de Manchester, na Inglaterra, o boxeador de 34 anos deve usar a boa mobilidade e o alcance de 2,16 metros para fazer valer a revanche e recuperar o cinturão.
– O mundo vai assistir à outra luta histórica. Nosso compromisso com os fãs do boxe continua. Esperamos que vocês gostem – celebrou Alalshikh no ‘X’.

Assine o Combate e veja o melhor do mundo das lutas geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *