Gabriel Xavier celebra afirmação no Bahia e explica papo com Yuri Alberto: “Estava parabenizando”
Em entrevista ao ge, titular da zaga tricolor repassa ano e lembra conversa com atacante do Corinthians que viralizou Gabriel Xavier celebra ano de afirmação e analisa rival do Bahia na Libertadores
A temporada 2024 foi afirmação para o zagueiro Gabriel Xavier no Bahia. Aos 23 anos, o defensor se consolidou e não só ganhou espaço no time, como terminou o ano como titular absoluto da zaga ao lado de Kanu. Como consequência, teve o ano de mais jogos na carreira, com 53, sendo 51 iniciando as partidas. Mas nem tudo foi perfeito.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia
Em uma temporada de afirmação na equipe profissional do Bahia, Gabriel cita que faltou “um gol” em Campeonato Brasileiro. O defensor até balançou as redes uma vez no ano, mas pelo Campeonato Baiano. Diante disso, a cobrança pessoal é forte e vem até da filha de um ano e sete meses.
Gabriel Xavier durante entrevista ao ge e ao Globo Esporte Bahia
Reprodução/ge
– Foi um ano muito bom, graças a Deus. Estou muito feliz, mas ainda, se Deus quiser, vai melhorar muito ao longo dos próximos anos. E se posso falar uma coisa que faltou, acho que um gol no Campeonato Brasileiro. Eu brinco que até minha filha está me cobrando. Minha filha é bebê, tem um ano e sete meses. E uma das primeiras frases que ela formulou foi gol do papai. E o papai não fez o gol para ela. Então, acho que faltou um gol no Brasileiro, mas sem cobrança nenhuma. Acho que no tempo certo as coisas vão acontecer – disse em entrevista ao ge.
Quanto ao balanço coletivo, Gabriel celebra a vaga histórica na Libertadores, mas, assim como Rogério Ceni, admite que faltou um título.
Gabriel Xavier quase marca na última rodada, mas acertou a trave
– A gente sabe que não ganhou nesse ano e foi muito frustrante não ter ganhado o título do Baiano e não ter nem chegado na final da Copa do Nordeste. A gente sabe que foi frustrante, tanto para nós como para o nosso torcedor. Então, a gente quer ganhar título. Essa é a ideia do Bahia. Cada vez mais é conquistar títulos, cada vez mais está na parte de cima da tabela.
Gabriel Xavier e Kanu se firmaram como titulares do sistema defensivo do Bahia
Letícia Martins/EC Bahia
Papo com Yuri Alberto
Gabriel Xavier explica papo com Yuri Alberto em Corinthians x Bahia
E não só o desempenho em campo de Gabriel que chamou a atenção. Na partida entre Bahia e Corinthians, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro e que terminou com vitória dos paulistas por 3 a 0, um papo do defensor com o atacante Yuri Alberto durante o confronto viralizou.
Em entrevista ao canal “Benja Me Mucho” no YouTube, após o jogo, Yuri revelou que recebeu elogios de Gabriel durante a partida na Neo Química Arena.
– Com um minuto e meio de jogo, lateral para os caras. Ele encostou em mim e disse: “Pô Yuri, muito feliz por você, cara”. Jogo rolando, eu olhando o jogo e ele também. Ele falou: “Você merece muito. A gente que é bastante religioso tem nossa crença, sabe o quanto é difícil. Estou muito feliz por você, que é luz na vida de muita gente”. Eu comecei a me arrepiar. Ele falou: “Hoje estamos jogadores, mas somos filhos do mesmo homem lá em cima”. Eu olhei para trás e falei: “Irmão, arrepiei aqui agora”. No meio do jogo – disse Yuri.
Yuri Alberto comemora gol do Corinthians contra o Bahia
Marcos Ribolli
Ao ge, Gabriel explicou que acompanhou a temporada de superação de Yuri Alberto, que terminou o ano como artilheiro do Brasil, com 31 gols marcados.
– Eu fico feliz de saber que isso viralizou, não por ser eu, porque eu sou apenas um instrumento. Mas eu acho que nós, como cristãos, o tempo que a gente tiver oportunidade tem que falar do amor de Deus. Que Deus te abençoe, tenha uma ótima partida, Deus está contigo. Porque eu lembro muito bem da trajetória do Yuri. A gente sabe da qualidade dele, é indiscutivelmente um cara incrível, com certeza um dos melhores do Brasil. Mas a gente acompanhou que ele não estava em uma fase tão boa e conseguiu dar a volta por cima. Isso é muito difícil no futebol brasileiro, a pessoa ter perseverança e não deixar de trabalhar – inicia o zagueiro.
– Eu estava parabenizando por tudo que ele estava vivendo. E Deus coroou ele de uma maneira incrível. O artilheiro do Brasileiro. Estava parabenizando, dizendo que Deus continuasse abençoando a vida dele. E eu acho que esse é o nosso papel. A gente tem que falar do amor de Deus, dar um bom jogo para o nosso amigo, porque não é porque a gente vai jogar contra que eu preciso xingar ele, desejar o mal para ele. A gente é adversário como equipe, mas a gente é irmão em Cristo, sabe? Eu quero vencer e ele também quer. Mas como pessoa a gente não é rival – completa.
Sonho de Libertadores
Gabriel agora curte férias, mas com o olhar já voltado para 2025. Na última quinta-feira, o Tricolor conheceu o seu adversário na Pré-Libertadores: o The Strongest, da Bolívia.
+ Rizek analisa rival do Bahia na Libertadores: “Não pode dizer que deu sorte”
+ The Strongest: adversário do Bahia na Pré-Libertadores é carrasco de brasileiros e tira força da altitude
– Dá até o frio na barriga desde agora já, porque eu acho que é o sonho de todo jogador jogar Libertadores. Eu lembro quando era pequeno na casa dos meus pais, ia assistir jogo de Libertadores e só de ver a torcida na hora ali do Hino Nacional já ficava todo arrepiado. E poder estar lá representando um grande clube como o Bahia é um sentimento muito bom.
GAbriel Xavier disputa bola com Matheus Pereira em Bahia x Cruzeiro
Rafael Rodrigues/EC Bahia
O The Strongest é um clube da cidade de La Paz, localizada a cerca de 3.600 metros acima do nível do mar, na Bolívia. Gabriel nunca jogou nessas condições, mas entende que faz parte do futebol.
– Eu conheço o time, sim, mas não vi nada ainda sobre altitude e nunca presenciei nem com viagens, nem nada. Mas, com certeza, o clube deve passar algumas alternativas para a gente e explicar o que tem que fazer para poder amenizar. Porque a gente sabe que não é comum para nós essa altitude. É um ponto negativo, mas que faz parte do processo. A gente tem que estar apto para jogar em todos os lugares – analisa.
Mas esse é um papo para 2025. Gabriel curte agora as merecidas férias enquanto a diretoria trabalha na montagem do elenco para a próxima temporada. O Tricolor teve frustradas as negociações pelo goleiro Everson e pelo atacante Isidro Pitta, mas está perto de acertar com Erick Pulga (saiba aqui todas as movimentações da equipe). geRead More