Veja 3 dicas simples que ajudam manter arranjo de rosas bonito por mais tempo
Ainda que seja um processo natural, é possível retardar o envelhecimento das pétalas. No vídeo, especialista ensina truques para manter as flores frescas. Dicas para manter as rosas bonitas por mais tempo
Um dos desafios para quem gosta de rosas é desacelerar o envelhecimento das pétalas e manter os arranjos bonitos por mais tempo. Afinal convenhamos, ninguém gosta que as flores murchem ou fiquem desbotadas.
Ainda que seja um processo natural, será que é possível aumentar a durabilidade das flores com alguns truques?
Segundo Clarice Almeida, que é uma das proprietárias de uma floricultura no Rio de Janeiro, responsável por fornecer rosas colombianas para os shows do cantor Roberto Carlos, a hidratação está entre as peças fundamentais para mantê-las frescas. Veja outras dicas:
1. Mantenha o caule úmido
2. Ambiente ideal
3. Truque do balde
Arranjo de rosas
Pexels
1. Mantenha o caule úmido
Assim que receber ou comprar o arranjo ou buquê de rosas, retire da embalagem e também desprenda os elásticos dos caules. Depois coloque em um recipiente com água.
Segundo Clarice, em caso de arranjos montados em vaso, é preciso observar se as flores “estão com sede”.
“Quanto mais alta ela [rosa] fica [no arranjo], mais distante da água ela está”.
Para se manter frescas elas precisam estar em recipientes com água fresca
Pixels
Nesta situação, em que o caule não está em contato direto com a água, a orientação é adicionar mais água.
Mas, garanta que o nível de água não ultrapasse os caules e alcance as folhas, pois isso evita que as folhas apodreçam, além de causar um mau cheiro.
“É importante molhar, não molhar demais, nem molhar de menos. Ela gosta de ser borrifada e manter sempre o caule úmido”, explica Clarice.
Para os enfeites em que as rosas ficam com uma espuma floral, a orientação é colocar água no suporte de sustentação do arranjo. “Pelas manhãs, você pode tirar as rosas corte e a pontinha do caule de forma enviesada e volte a colocar na espuma”.
LEIA MAIS:
SOS plantas: como saber se elas morreram e seus sinais de adoecimento
Veja erros que prejudicam plantas
Horta em casa: como começar?
2. Ambiente ideal
Quando as flores apresentarem um aspecto que provoque uma leve queda do botão, ainda existe a possibilidade de recuperação, de acordo com a especialista.
“O que pode acontecer é tombar a ‘cabeça’ e isso não significa que a rosa murchou. De jeito nenhum. Se isso acontecer é porque ficou fora da água muito tempo, ou a pessoa deixou em um lugar abafado, ou a janela estava aberta. Qualquer mudança climática, isso pode acontecer”, afirma Clarice.
Por isso, o ideal é deixar as plantas longe de vento ou ventiladores para evitar possíveis quebras nas hastes e pequenas queimaduras nas pétalas.
Evite deixar as rosas em lugares com ventilador ou vento
Pixels
3. Truque do balde
Para os casos em que as plantas apresentam sinais de desidratação, a solução é cortar a haste e hidratar.
No entanto, é importante não colocar as pétalas úmidas no sol, pois isso também pode queimar a flor.
“Você pega, corta a rosa, mergulha ela dentro de um tanque até o colarinho ou em um balde e deixa ela por 10, 15 minutos. É igual a gente quando temos pressão baixa. Mesma coisa com a rosa. Isso é uma coisa que a maioria dos clientes não sabe”.
De acordo com a especialista, o “truque” não é válido para quando a rosa está “passada”, ou seja, com as pétalas caindo e as bordas queimadas.
De onde vem a rosa
Dicas para cuidar das plantas
Saiba se a planta morreu ou se só está pedindo ajuda
Veja 6 dicas para que fiquem saudáveis
Plantas em casa: veja 6 dicas para que fiquem saudáveisg1 > EconomiaRead More