RÁDIO BPA

TV BPA

15 mil comprimidos de droga são encontrados em caixa de blocos de montar em Nova York

Segundo autoridades, duas em cada cinco pílulas continham dose letal do opioide sintético conhecido como fentanil. 15 mil comprimidos de droga são encontrados em caixa de blocos de montar em Nova York
Drug Enforcement Administration/Handout via REUTERS
Na terça-feira (4), a Agência Antidrogas dos Estados Unidos apreendeu em Nova York 15 mil comprimidos coloridos de fentanil que estavam escondidos em uma caixa de brinquedos Lego e seriam distribuídos na cidade.
O fentanil é uma droga sintética 50 vezes mais forte que a heroína e está entre as principais impulsionadoras de uma epidemia nacional de consumo de opioides. A ingestão de apenas dois miligramas da substância pode ser fatal.
Só em 2021, mais de 100 mil pessoas morreram de overdose por opioides nos EUA. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (FDA), as mortes relacionadas ao fentanil e a opioides sintéticos aumentaram mais de 20% no ano passado, ultrapassando 70.000 — mais que o dobro do número atribuído a overdoses de metanfetamina.
“Essas estatísticas impressionantes ressaltam a importância de lembrar ao público que apenas uma pílula pode matar”, disse Frank Tarentino, agente da DEA, em comunicado.
De acordo com a agência, a apreensão em Nova York aponta para uma distribuição mais ampla das pílulas coloridas, que se acredita serem fornecidas principalmente pelas duas gangues criminosas mais poderosas do México, o cartel de Sinaloa e o Jalisco New Generation Cartel. A DEA afirma que os cartéis produzem os comprimidos de fentanil em massa e nas cores do arco-íris para poder marcá-las e para que fiquem parecidas com doces ou medicamentos prescritos.
“Usar cores alegres para fazer uma droga mortal parecer divertida e inofensiva é um novo ponto baixo, mesmo para os cartéis mexicanos”, disse Bridget Brennan, promotora de narcóticos de Nova York, em comunicado. Segundo ela, o fentanil é responsável por mais de 80% das overdoses mortais na cidade.
Em uma operação recente de 15 semanas, a DEA disse ter apreendido o equivalente a meio milhão de doses letais em pílulas apreendidas em Nova York. No caso dos comprimidos encontrados nas caixas de blocos de montar, cerca de duas em cada cinco continham uma dose letal de fentanil.
Os EUA sinalizaram recentemente um aumento nas apreensões de fentanil em sua fronteira com o México. Em julho, as autoridades registraram a apreensão de 540 kg da droga em Sinaloa, a maior até agora.
Duas em cada cinco pílulas continham dose letal do opioide sintético conhecido como fentanil
Drug Enforcement Administration/Handout via REUTERS
Caixa, blocos de montar e outros objetos apreendidos pela polícia
Drug Enforcement Administration/Handout via REUTERSg1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *