Saiba quais são os maiores terremotos da história

Nesta sexta-feira (28), um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar e a Tailândia. Um arranha-céu desabou em Bangkok e três pessoas morreram no desabamento, outras 80 pessoas estão presas nos escombros. Equipes de resgate trabalham em terreno onde prédio desabou em Bangkok, na Tailândia.
Athit Perawongmetha/Reuters
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar na madrugada desta sexta-feira (28) pelo horário de Brasília. O tremor também foi fortemente sentido na China e na Tailândia.
Em Bangkok, os tremores derrubaram um prédio em construção, resultando na morte de pelo menos três pessoas e deixando dezenas de desaparecidos.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os relatos são de “danos significativos” na região central de Mianmar. A Cruz Vermelha menciona também estradas, prédios públicos e linhas de energia com danos. Voos da companhia aérea estatal, a Myanmar National Airlines, foram cancelados.
O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, na região central de Mianmar. Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do tremor foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo, o que faz com que o terremoto seja sentido com mais intensidade.
A mídia estatal do país relata que duas pontes colapsaram e diversos edifícios foram destruídos em ao menos cinco cidades.
Saiba quais foram os cinco maiores terremotos já registrados na história, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
1 – Valdivia, Chile (1960): magnitude de 9,5 – 1.600 mortos;
2 – Alasca, EUA (1964): magnitude de 9,2 – 131 mortos
3 – Sumatra, Indonésia (2004): magnitude de 9,1 – 230 mil mortos
4 – Honshu, Japão (2011): magnitude de 9,0 – 15,7 mil mortos
5 – Kamchatka, Rússia (1952): magnitude de 9,0 – Não houve registro de mortes
Arranha-céu desaba na Tailandia após terremotog1 > Mundo Read More