RÁDIO BPA

TV BPA

Lula diz acompanhar crise no Peru com ‘preocupação’ e deseja êxito à nova presidente Dina Boluarte

Presidente do Peru, Pedro Castillo, foi cassado e preso após anunciar que dissolveria Congresso e convocaria eleições. Lula lamenta destino de Castillo, mas diz entender que ‘tudo foi encaminhado no marco constitucional’. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse em nota nesta quarta-feira (7) que acompanha “com muita preocupação” a crise institucional que levou à destituição e à prisão do presidente do Peru, Pedro Castillo.
“É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional. O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos”, diz Lula.
No comunicado, Lula também disse esperar que a nova presidente do país vizinho, Dina Boluarte, tenha “êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social”.
Dina Boluarte era vice de Castillo, mas assumiu o posto após o presidente ser preso nesta quarta. Horas antes, Castillo havia anunciado que iria dissolver o Congresso e convocar novas eleições – o político era alvo de um processo de impeachment no parlamento peruano.
O Congresso, de maioria opositora, ignorou a ordem de dissolução e destituiu Castillo horas depois. O Congresso considerou que o ex-presidente tem uma “permanente incapacidade moral”.
Crise institucional no Peru: acompanhe os últimos acontecimentos
Jornais estrangeiros repercutem crise institucional no Peru
América Latina precisa de ‘estabilidade’ e ‘Estado democrático de direito’, diz Mercadante sobre crise no Peru
Dina Boluarte recebe faixa e toma posse como presidente do Peru
Itamaraty condena ações de Castillo
Em nota, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil diz que acompanha a situação no Peru com preocupação, e que pretende seguir com relação de amizade e cooperação com o país.
O Itamaraty afirmou, no entanto, que as medidas adotadas por Pedro Castillo são “incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito”.
“O Governo brasileiro manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como chefe do Estado peruano”, diz o comunicado.
Pedro Castillo conseguiu unir toda a política peruana contra si
Íntegra
Leia abaixo a íntegra do comunicado divulgado por Lula:
Acompanhei com muita preocupação os fatos que levaram à destituição constitucional do presidente do Peru, Pedro Castillo. É sempre de se lamentar que um presidente eleito democraticamente tenha esse destino, mas entendo que tudo foi encaminhado no marco constitucional. O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos.
Espero que a Presidenta Dina Boluarte tenha êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social. Espero que todas as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva, a única forma capaz de trazer paz e prosperidade ao querido e fraterno povo peruano.
Em meu governo, trabalharemos de forma incansável para reconstruir a integração regional, para o que a amizade entre o Brasil e o Peru é fundamental.
Luiz Inácio Lula da Silvag1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *