RÁDIO BPA

TV BPA

ONU divulga foto de Trump assistindo ao discurso de Lula na Assembleia Geral

ONU divulga foto de Trump assistindo ao discurso de Lula na Assembleia Geral

 ONU divulga foto de Trump assistindo ao discurso de Lula na Assembleia Geral
UN Photo / Mark Garten
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, nesta terça-feira (23), uma foto em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparece assistindo ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que abriu a Assembleia Geral. (Veja acima).
No discurso, Lula mandou recados a Trump, presidente dos Estados Unidos.
O petista afirmou que agressão ao Judiciário brasileiro é “inaceitável”. E condenou “falsos patriotas” e a possibilidade de anistia a quem ataca a democracia.
Ele disse ainda que a democracia e a soberania brasileiras são “inegociáveis”. E que o Brasil passou uma mensagem ao mundo com a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado.
Lula também defendeu a regulação das redes sociais. E, ao criticar ações de Israel contra o grupo terrorista Hamas, afirmou que “nada justifica o genocídio em curso em Gaza”.
O petista também chamou atenção para as mudanças climáticas e convidou os líderes presentes na assembleia para comparecerem à COP30, em Belém (PA).
Lula discursa na ONU e condena ataques ao Brasil: ‘democracia e soberania são inegociáveis’
Fala de Trump
Trump também discursou no evento. Em seu discurso na ONU, o presidente dos EUA também falou sobre o Brasil, como fez em diversas ocasiões anteriormente, ao dizer que o país “enfrenta grandes tarifas em resposta a seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e nas liberdades de nossos cidadãos americanos e de outros, com censura, repressão, uso político das instituições, corrupção judicial e perseguição a críticos políticos nos EUA”.
“O relato está na boca de Trump, mas ele é uma figura tão errática que é de fato possível ele ter gostado de Lula”, afirmou o comentarista da GloboNews Marcelo Lins.
Apesar da fala positiva de Trump, algo raro em relação ao Brasil nos últimos tempos, a postura do governo brasileiro neste momento é de cautela.
“É um passo importante, (…) mas nada indica que ele será apaziguador com Lula”, afirmou o professor de Relações Internacionais da UFF e pesquisador de Harvard Vitelio Brustolin à GloboNews.
🗺️ A Assembleia Geral da ONU é o principal evento das Nações Unidas e acontece anualmente em Nova York. Durante a assembleia, líderes dos 193 países membros da ONU discursam.
🗨️ O Brasil é tradicionalmente o responsável pelo discurso de abertura do debate de líderes na ONU, que está em sua 80ª edição. Cada país tem o direito de fazer um discurso para apresentar seu ponto de vista sobre o tema do encontro e a situação global. O tema deste ano é “Melhor juntos: 80 anos e mais em prol da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos”.g1 > Mundo Read More