Flamengo consegue liminar para bloquear repasses aos clubes da Libra, que critica ação rubro-negra
O Flamengo entrou com uma ação judicial e conseguiu o bloqueio dos pagamentos de uma parcela dos direitos de TV do Brasileirão que seria distribuída aos clubes que fazem parte da Libra (entidade formada por Palmeiras, Bragantino, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Bahia, Grêmio, Vitória, Remo, Paysandu, Volta Redonda, ABC, Guarani, Sampaio Corrêa, Brusque e o próprio Flamengo).
+ Léo Ortiz explica lance de gol anulado do Estudiantes: “Dou uma travada”
Atual presidente do Flamengo, Bap quer rever divisão do dinheiro na Libra
Letícia Marques / ge
A liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro trava o repasse de R$ 77 milhões – valor referente a uma porcentagem dos ganhos com o pay-per-view, segundo contrato firmado entre a Libra e a Globo.
O Flamengo alega ter sofrido prejuízo com o contrato, firmado em 2024 e com vigência até 2029. O compromisso foi assinado por Rodolfo Landim, então presidente do clube. Seu sucessor, Luiz Eduardo Baptista, fez oposição a Landim e tenta rever a distribuição do dinheiro dentro da liga. Bap criticou os termos do vínculo ainda durante o processo eleitoral do clube, no ano passado.
+ Rossi vê defesas como “remédio” para falha; veja lista de pênaltis que goleiro pegou pelo Flamengo
Podcast debate crescimento de Rossi: “É um pilar do Flamengo”
O desempenho de audiência no pay-per-view é um dos critérios que definem o montante a ser recebido por cada clube. O Flamengo questiona a regra que divide a parte do dinheiro referente à medição desta audiência.
Já a Libra diz que a ação da atual diretoria rubro-negra desgasta a harmonia do grupo. A entidade disse estar surpresa com a atitude do clube porque a discussão já havia sido aberta anteriormente em reuniões ao longo dos últimos meses (leia abaixo a nota do grupo). Em setembro, os demais clubes recusaram a proposta do Flamengo e aprovaram um novo critério para dividir o valor referente às audiências dos jogos.
Veja a entrevista coletiva de Filipe Luís após o Flamengo eliminar o Estudiantes
O Flamengo havia tentado a liminar em primeira instância, mas não conseguiu. O pedido foi acatado em segunda instância no TJ do Rio. O processo corre em segredo de Justiça. O dinheiro referente à audiência seria distribuído em quatro parcelas. O ge entrou em contato com o Flamengo, que não se pronunciou. Se o clube se manifestar, esta reportagem será atualizada.
Dirigentes dos clubes da Libra em reunião em 2024
Divulgação
Leia abaixo a nota oficial da Libra:
“A Libra repudia a decisão unilateral e repentina da atual gestão do Flamengo, que moveu ação judicial contra o conjunto de clubes do qual faz parte, bloqueando repasses financeiros consagrados em contrato e desgastando a harmonia do grupo ao questionar acordos já pacificados.
O clube alega prejuízo dentro de um contrato bilionário, o que não condiz com sua situação financeira. A medida extrema confirma uma postura que privilegia o interesse particular de curto prazo, quando na verdade os verdadeiros prejudicados são os times que contam com esse dinheiro para seu fluxo de caixa, pagamento de contas e salários.
A Libra sempre se dedicou a atender aos interesses dos associados, incluindo questionamentos do Flamengo em relação ao modelo vigente.
Mesmo se tratando de um tema debatido exaustivamente no passado, o assunto voltou à pauta e foi submetido à vontade democrática de todos os membros, que votaram pela manutenção do formato atual. A instituição não poupará esforços para defender na justiça a legitimidade das decisões coletivas e o cumprimento dos contratos.
A entidade, junto com seus clubes, visa proteger os interesses da ampla maioria dos clubes que acreditam na construção conjunta, no respeito aos acordos e no fortalecimento do futebol brasileiro.
Ressalta, ainda, que a discordância e o necessário enfrentamento legal são direcionados exclusivamente à conduta da atual gestão do clube rubro-negro, que insiste em não respeitar compromissos assumidos e contratos assinados pela instituição Clube de Regatas do Flamengo, preservando o respeito da entidade pela história e pela torcida de seu clube associado.”
Initial plugin text
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Flamengo
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
🗞️ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More


