CBF pode dar uma data a mais ao Paulistão; veja formato provável
Novo calendário do futebol brasileiro: conheça as mudanças que vão entrar em vigor em 2026
A CBF está avaliando dar uma data a mais para a disputa do Campeonato Paulista a partir do ano que vem. A federação de São Paulo quer 12 rodadas, um mais do que os demais estaduais terão à disposição no ciclo até 2029, como anunciado nesta quarta-feira no Rio de Janeiro.
O novo calendário nacional separa 11 datas para as disputas dos estaduais, no primeiro trimestre da temporada – cinco a menos do que as 16 até 2025.
+ Brasileiro será disputado de janeiro a dezembro a partir de 2026
+ Veja como fica a Copa do Brasil, que terá final em jogo único
A Federação Paulista vinha utilizando todas as 16 datas disponíveis até agora, num torneio com a participação de 12 clubes. Por causa dos cortes, terá de mudar o formato do torneio.
Por enquanto, os estaduais devem ser realizados entre os dias 11 de janeiro e 15 de março. Uma solução para o Paulista seria começar três dias antes, em oito de janeiro – a CBF não quer que ele extrapole a data final estipulada.
Mansur: novo calendário é um avanço, mas…
Taça do Campeonato Paulista
Marcos Ribolli
Como publicou o Estadão, na terça, a proposta da federação é de fazer uma competição com oito rodadas na primeira fase, em pontos corridos, mas nem todos se enfrentariam.
Os confrontos seriam direcionados, garantindo todos os clássicos entre Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, além de duelos de maior apelo, como os que envolvam Bragantino e Mirassol, que também estão na Série A, e o dérbi de Campinas entre Ponte Preta e Guarani.
Os oito melhores colocados avançarão para as quartas de final – que, assim como as semifinais, serão jogadas em partida única. A decisão será em jogos de ida e volta. Dois clubes serão rebaixados.
A Federação Paulista de Futebol marcou para novembro o Conselho Técnico do estadual, mas é possível que agende uma reunião com os clubes antes disso para apresentar o modelo.
Apesar do corte de quase um terço das datas, a avaliação de dirigentes da Federação Paulista é de que o novo formato permitirá privilegiar partidas mais atrativas. geRead More


