RÁDIO BPA

TV BPA

Tempestade tropical mata 30 pessoas em Madagascar; milhares estão desalojados

Tempestade Cheneso atingiu nordeste da ilha na quinta-feira (26) e afetou cerca de 89 mil pessoas. Até agora, quase 33 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Um homem dirige seu barco, que é usado pelos moradores para se deslocar pela rua inundada, em Antananarivo, Madagascar, sábado, 28 de janeiro de 2023.
AP Photo/Alexander Joe
Inundações e deslizamentos de terra causados ​​pela passagem da tempestade tropical Cheneso causaram 30 mortes e deixaram 20 pessoas desaparecidas em Madagascar, de acordo com uma avaliação do governo divulgada na segunda-feira (30).
A tempestade atingiu o nordeste da ilha na quinta-feira (26) e afetou cerca de 89.000 pessoas, informou o Escritório Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do país (BNGRC).
A agência meteorológica de Madagascar disse que a tempestade, que já não afeta mais a ilha, teve rajadas de vento de até 170 quilômetros por hora e desencadeou chuvas torrenciais.
O coronel Faly Aritiana, do BNGRC, disse que houve desabamentos de casas e deslizamentos de terra nos quais as pessoas ficaram presas.
“As pessoas têm reagido de maneira geral da forma certa, mas algumas pessoas não têm prestado atenção suficiente aos nossos avisos para não cruzar rios em enchentes porque o fluxo é muito mais forte do que o normal”, disse Aritiana.
A tempestade danificou a infraestrutura, com muitas estradas cortadas pelo aumento das águas, deslizamentos de terra e colapso de pontes. Quase 33.000 pessoas tiveram que deixar suas casas na região de Boeny, no noroeste do país.
Marovoay, 100 km mais ao sul, foi uma das regiões mais atingidas pela tempestade, com inundações ainda afetando muitas localidades. Tolotriniaina Rakotonindriana, líder distrital, disse que o nível da água está diminuindo muito lentamente.
“Muitas casas ainda estão inundadas e é por isso que a maioria das vítimas ainda está nos locais de acomodação. As estradas estão cobertas de água e temos que viajar de canoa”, disse Rakotonindriana.
Os moradores dizem que os preços dos alimentos básicos dispararam.
“Os preços dos vegetais e do arroz aumentaram muito depois da tempestade” com o custo do tomate quadruplicando, relatou Véronique Mamitiana, professora da cidade de Mahajanga. “Os comerciantes dizem que é porque a estrada nacional está cortada”, afirmou ela.
As autoridades locais disseram que suprimentos essenciais de alimentos estão sendo distribuídos para ajudar os necessitados.
Em janeiro e fevereiro de 2022, pelo menos 138 pessoas morreram e cerca de 130.000 ficaram sem casa após quatro grandes tempestades atingirem Madagascar.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *