Nacional de Muriaé e Uberabinha iniciam semis da 2ª divisão do Mineiro sub-20 e lutam por acesso
Esporte: Tupi empata com Serranense e se complica na Segunda Divisão do Mineiro
A Zona da Mata mineira terá um representante na elite do futebol mineiro na categoria sub-20 em 2026. Nacional de Muriaé e Uberabinha começam a disputa das semifinais da segunda divisão do Campeonato Mineiro da categoria neste fim de semana. O jogo de ida é neste sábado, às 10h, no Soares de Azevedo, em Muriaé, e a segunda partida será no domingo seguinte, 12 de outubro, no mesmo horário, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora.
Enquanto o Tricolor vem embalado por uma crescente na competição, o time de Juiz de Fora chega invicto, com o status de dono da melhor campanha do torneio até o momento. O ge conversou com os treinadores sobre a expectativa deles e da garotada na luta por uma vaga na final e pelo acesso à elite.
+ Seja o primeiro a saber as notícias do esporte! Clique aqui e siga o ge
Uberabinha e Nacional de Muriaé medem forças na semifinal da segudna divisão do Mineiro sub-20
Coast FC
Não existe vantagem. As duas equipes se enfrentam em duas partidas e quem somar mais pontos avança. Em caso de empate na pontuação, o saldo de gols prevalece. Se a igualdade persistir, a disputa vai para os pênaltis. Quem passar de fase garante o acesso à elite e avança para disputar o título. O adversário sai do confronto entre Social e Minas Boca, que estão na outra chave.
Time a ser batido
Oito jogos, seis vitórias, dois empates, invencibilidade, liderança na primeira fase, melhor ataque, melhor defesa e artilheiro (Nícolas, com sete gols, ao lado de Helton, do Minas Boca). Os números do Uberabinha não deixam dúvida de quem é o favorito para o confronto. Apesar disso, o técnico Wesley Assis prega pés no chão.
Wesley Assis foi vice-campeão do Mineiro sub-20 pelo Tupi em 2019
Bruno Ribeiro
Vice-campeão do Mineiro da categoria com o Tupi em 2019 e com experiência na base e no profissional, o treinador valoriza o que o grupo fez até o momento, mas afirma que o time sabe que as semifinais são um outro campeonato e que os bons números ficam no passado.
“A gente tem a consciência de que neste momento zera tudo. Temos nenhum tipo de vantagem, a não ser a de decidir em casa, o que significa nada nesta segunda fase. Mas a gente esta consciente de que este é o maior jogo da história do Uberabinha”.
— Temos um time forte, que sabe o que quer, que trabalha muito. Mesmo com muita incerteza e desconfiança, todos se mantiveram convictos da possibilidade de busca este acesso. É um momento de ter tranquilidade e de valorizar o trabalho deles.
Uberabinha é dono da melhor campanha do torneio
Coast FC
Além do respeito habitual a qualquer adversário, o treinador do Uberabinha, que já comandou o sub-20 de Inter de Minas e Comercial, exalta o trabalho no NAC. Apesar disso, ele afirma confiar no elenco e no que foi construído até o momento.
— Os atletas estão cientes de que vão precisar fazer dois jogos perfeitos contra um adversário dificílimo para que a gente consiga avançar. Porém, a gente sabe que tudo que nos trouxe até aqui, por ser uma equipe competitiva, que gosta da bola e busca o gol, conta para que possamos ser merecedores da classificação — concluiu.
O Uberabinha liderou a primeira fase com 16 pontos em 18 possiveis. Depois, o time eliminou o Essube, com um empate por 1 a 1 em Uberlândia, e uma vitória por 3 a 0 na quartas de final. A equipe marcou 22 gols e sofreu cinco até o momento.
Desafiante indigesto
O Uberabinha só não venceu duas das oito partidas que fez até aqui. Uma delas foi diante do Nacional de Muriaé. Além do Essube, só o NAC não foi derrotado pelo time de Juiz de Fora.
O empate por 1 a 1 no Soares de Azevedo foi na primeira fase do torneio e dá confiança à equipe. De acordo com o técnico Fernando Saraiva, o time precisa focar no que tem feito no campeonato.
Nacional de Muriaé foi um dos únicos times que não perderam para o Uberabinha
Vidon Fotografia
— A chave é o trabalho, a união, o dia a dia. Nós trabalhamos muito, e os meninos compraram a ideia e todos querem o acesso — disse.
Nascido em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro, Saraiva tem passagens por clubes como Barcelona-RJ, time que revelou o zagueiro Thiago Silva, além de Friburguense, Angra dos Reis e Pirapora, equipe pela qual ganhou a Taça São Paulo sub-20.
Fernando Saraiva aposta em trabalho do dia a dia e uião do grupo para conseguir vaga na final e acesso
Vidon Fotografia
Com reforços para a reta final do torneio, o treinador vê muitos méritos na campanha do oponente, mas se diz confiante de que o NAC pode surpreender e passar pelo Uberabinha.
“Acho que vai ser um jogo bom, duro como já foi. Mas agora é um outro campeonato, a melhor campanha já passou. Agora é mata-mata. São duas equipes qualificadas, e a gente vem forte para tentar conseguir este acesso aí”.
O Nacional de Muriaé teve a terceira melhor campanha na primeira fase da segunda divisão do Mineiro sub-20, com nove pontos. Em seis partidas, foram duas vitórias, três empates e uma derrota. O Tricolor eliminou o North nas quartas de final, com uma vitória apor 2 a 1 em Montes Claros e um empate por 2 a 2 no Soares de Azevedo. A equipe fez 12 gols e sofreu oito. geRead More


