RÁDIO BPA

TV BPA

O Cruzeiro faz bem ao Brasileirão

O Cruzeiro faz bem ao Brasileirão

Flamengo 0 x0 Cruzeiro – Melhores Momentos
Outubro é decisivo para o título brasileiro. É o mês em que os três postulantes à taça jogam entre si, em um processo iniciado nesta quinta-feira, no empate por 0 a 0 entre Flamengo e Cruzeiro no Maracanã. Restam Flamengo x Palmeiras no dia 19 e Palmeiras x Cruzeiro no dia 26, em duas rodadas sequenciais.
Esse período poderia (e ainda pode) consolidar o Flamengo, líder do Brasileirão, como favorito ao título. Mas a primeira oportunidade foi desperdiçada. E mais por méritos do Cruzeiro do que por incapacidade do time rubro-negro.
+ Leia mais do Blog do Alliatti
Carrascal no jogo entre Flamengo x Cruzeiro
André Durão
O jogo no Maracanã mostrou, mais uma vez, as qualidades que permitem à equipe mineira se infiltrar em nova disputa entre Flamengo e Palmeiras, os clubes soberanos do Brasil nos últimos anos – donos de cinco dos últimos sete títulos brasileiros e de quatro dos últimos seis títulos de Libertadores, competição na qual são os únicos representantes do país nas semifinais da atual edição. Diante de mais de 72 mil torcedores (recorde de público do novo Maracanã em jogos entre clubes), o Cruzeiro apresentou algo que poucos conseguem: a capacidade de encarar o Flamengo de frente.
Depois de um primeiro tempo truncado, as duas equipes fizeram uma boa etapa final – a manutenção do 0 a 0 foi obra dos goleiros Cássio e Rossi. E nos dois cenários o Cruzeiro se portou muito bem, primeiro com alta entrega física, depois com coragem para atacar o Flamengo, e em ambos com alto grau de concentração e boa qualidade técnica, sobretudo com Matheus Pereira.
PC Oliveira analisa polêmicas de arbitragem no empate entre Flamengo e Cruzeiro
O Cruzeiro terminou o jogo com mais finalizações a gol do que o Flamengo (cinco a três), embora com menos posse de bola (44% a 56%). Os números corroboram a imagem de uma equipe assertiva, altamente objetiva, que busca otimizar as jogadas o tempo todo – e na qual o plano tático é cumprido à risca. Leonardo Jardim talvez seja o melhor treinador deste Brasileirão.
Isso não deve bastar para dar ao Cruzeiro o título brasileiro. A distância de quatro pontos para o Flamengo, e com um jogo a mais disputado, representa uma caminhada significativa. E, embora com um elenco caro, estamos falando de um grupo menos qualificado do que o dos principais concorrentes – e de um time formado ao longo do ano, ainda suscetível a oscilações, como demonstrou a derrota de 2 a 0 para o Vasco na rodada passada e como já haviam demonstrado alguns tropeços anteriores.
Luiz Carlos Jr., Lédio e Paulo Nunes analisam o empate entre Flamengo e Cruzeiro
De qualquer forma, o Cruzeiro faz bem ao Brasileirão por oferecer um futebol muito mais competitivo do que a maioria dos clubes oferece. E especialmente por ser quem mais se atreve a perturbar a dominância de Flamengo e Palmeiras – venceu ambos no primeiro turno, inclusive. O campeonato seria menos divertido sem ele. geRead More