João Fonseca vai ser 24º do mundo: melhor ranking da carreira e terceiro melhor do Brasil na ATP
Karen Khachanov 2 x 1 João Fonseca | Melhores momentos | 2ª Rodada | Masters 1000 de Paris
Mesmo eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Paris, João Fonseca vai ser número 24 do mundo, atingindo assim o seu melhor posto na carreira e o terceiro melhor do Brasil na história do ranking de simples da ATP. Na atualização feita na próxima segunda-feira, o carioca de 19 anos, que somou 50 pontos na capital francesa, terá 1.665 pontos e subirá quatro posições em relação à lista divulgada no início desta semana.
Após a queda na capital francesa, o prodígio, que estava provisoriamente em 24º, ainda poderia ser ultrapassado por três adversários. Mas o monegasco Valentin Vacherot, o alemão Daniel Altmaier e o italiano Lorenzo Sonego foram eliminados. O primeiro nas quartas, nesta sexta-feira. E os outros dois europeus caíram nas oitavas, na última quinta.
Na relação histórica de melhores rankings de homens brasileiros em simples, João só ficará atrás de Gustavo Kuerten, que virou número 1 no fim de 2000. E de Thomaz Bellucci, o 21º da ATP, em julho de 2010. Com a 24ª posição, Fonseca igualou a marca de Thomaz Koch, em 1974, e superou o 25º lugar de Fernando Meligeni, em 1999.
João Fonseca em ação no Masters 1.000 de Paris
Julian Finney/Getty Images
+João encerra temporada “muito orgulhoso” e mira evolução em 2026: “É só o começo”
+João Fonseca fecha calendário de torneios em 2025 com premiação total de R$ 9,4 milhões
+ Djokovic lidera ranking de 25 tenistas mais bem pagos da história; veja lista
+ João é o mais jovem entre os 30 melhores tenistas do mundo; confira
Por conta de uma lombalgia, João não vai mais disputar torneios em 2025. Como a temporada acaba na semana que vem, com exceção do ATP Finals, que reunirá apenas os oito melhores do ranking, Fonseca só estará ausente no ATP 250 de Atenas. A tendência é que o brasileiro encerre o ano entre a 24ª e a 30ª colocações.
Sob o ponto de vista de ranking, o número 1 do Brasil já superou suas metas iniciais. Ele havia projetado encerrar o ano entre os 40 melhores do mundo, algo que já está extraoficialmente sacramentado.
João não disputará mais torneios em 2025, mas ainda estará em ação em uma partida de exibição contra o atual líder do ranking mundial, o espanhol Carlos Alcaraz, no dia 8 de dezembro, em Miami (EUA). geRead More


