RÁDIO BPA

TV BPA

Santos tem pior desempenho após 34 rodadas na era dos pontos corridos do Brasileirão

Santos tem pior desempenho após 34 rodadas na era dos pontos corridos do Brasileirão

Rodada 34: Inter vence e complica situação do Santos
Na luta para se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Santos tem o seu pior desempenho após 34 rodadas na história dos pontos corridos. O Peixe nunca havia feito menos de 40 pontos nesta etapa da competição.
+ Siga o canal ge Santos no WhatsApp!
O levantamento leva em conta o Brasileirão desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado com 20 clubes. Atualmente, o Santos está na 16ª colocação, com 37 pontos conquistados. O time do técnico Juan Pablo Vojvoda está apenas um ponto à frente do Vitória, time que abre a zona de rebaixamento.
O desempenho é inferior, inclusive, ao de 2023, quando o time terminou rebaixado. Naquele ano, o Peixe estava na 14ª posição, com 42 pontos, e tinha quatro pontos de vantagem para o Bahia, que era primeira equipe dentro do Z-4.
Mais sobre o Santos:
+ Neymar encerra seca de três meses no Santos e assume postura mais leve
+ Neymar pede desculpas por pênalti cometido em empate do Santos
Técnico do Santos, Juan Pablo Vojvoda
Raul Baretta/ Santos FC
Na temporada da queda pesou contra o Santos o desempenho nas últimas quatro rodadas, com derrotas para Fluminense, Athletico-PR e Fortaleza, além de um empate contra o Botafogo.
O clube ainda estava melhor em outros anos em que lutou contra o rebaixamento. Em 2008, por exemplo, o Peixe havia conseguido reagir rodadas antes, e estava com 40 pontos, na 13ª colocação, três pontos à frente do Náutico, o 17º colocado.
Naquela temporada, inclusive, o Peixe tinha pela frente na rodada 35 justamente o Internacional, próximo adversário no Brasileirão. Na Vila Belmiro, o Santos venceu o Colorado por 1 a 0, com gol de Michael Jackson Quiñónez, indo aos 43 pontos. O Peixe abriu seis pontos de vantagem para o Z-4 e ganhou tranquilidade para a reta final.
+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Santos
Com Neymar pendurado, Santos visita o Inter pelo Brasileirão
No Brasileiro de 2021, o Santos havia conseguido uma reação nas três rodadas anteriores, com duas vitórias e um empate. Após 34 jogos, o time estava na 13ª colocação, com 42 pontos, cinco à frente do Bahia, que abria a zona de rebaixamento.
A derrota para o Corinthians por 2 a 0, na 34ª rodada, foi a última do Peixe naquele Brasileirão. Nos jogos seguintes foram vitórias sobre Fortaleza e Flamengo, além de empates contra Inter e Cuiabá.
O desempenho ofensivo e defensivo também preocupa. Este é o segundo pior ataque do Santos na história dos pontos corridos em 34 rodadas. São 35 gols marcados. O Peixe só não foi pior no Brasileirão de 2021, quando tinha balançado as redes apenas 30 vezes.
Neymar foi herói a vilão em empate do Santos contra o Mirassol
Contudo, a reação do Santos em 2021 foi marcada pela força defensiva. O Peixe passou a sofrer menos gols nas rodadas finais. O time tinha sofrido 38 gols em 34 rodadas. O elenco atual já foi vazado 49 vezes.
Apenas em duas oportunidades a defesa santista foi pior neste recorte. A mais recente foi no ano do rebaixamento, em 2023, com 55 gols sofridos. A outra foi em 2009, quando a equipe esteve próxima do Z-4, mas sem sofrer ameaça de queda. Naquele Brasileirão foram 51 gols sofridos.
🎧 Ouça o podcast ge Santos🎧 geRead More