Esforço contra o Racing custa caro, mas Léo Ortiz prevê novo sacrifício na Libertadores com Flamengo
Flamengo 3 x 0 Bragantino | Gols | 35ª rodada | Brasileirão 2025
Léo Ortiz vive semana decisiva para ficar à disposição do Flamengo na final da Libertadores, contra o Palmeiras, no próximo sábado. O esforço para jogar a semifinal custou caro, e o zagueiro prevê novo sacrifício. Há pouco mais de um mês, ele vive o maior dilema físico desde que chegou ao clube e montou um esquema de força-tarefa com trabalhos intensivos para estar em Lima.
O estiramento no tornozelo direito aconteceu na partida contra o Palmeiras, no dia 19 de outubro. O diagnóstico preocupava para a semifinal contra o Racing que aconteceria três dias depois. Ortiz montou uma força-tarefa para tentar se recuperar à tempo: quatro sessões de tratamento em 24h.
Aos 21 min do 1º tempo – Léo Ortiz pede substituição
Os cuidados se dividiam entre o Ninho e a própria casa, onde mantém uma estrutura particular que é integrada com a metodologia do clube. No sacrifício, Ortiz ficou no banco de reservas contra o Racing no Maracanã, mas não foi utilizado. O objetivo principal passou a ser o jogo da Argentina, marcado para o dia 29 de outubro – apenas dez dias da lesão.
O intenso trabalho de recuperação continuou, com horas de tratamentos em casa e no CT, e fez Ortiz chegar ao objetivo: jogar a volta contra o Racing. Mesmo sem estar 100%, o zagueiro se colocou à disposição e precisou fazer uma infiltração no tornozelo direito para jogar na Argentina. Jogou 90 minutos de uma atuação segura e caiu em lágrimas ao celebrar a classificação para a final.
Léo Ortiz fala do esforço que fez: “Eu tinha que estar em algum momento”
— Logo que fiz o Raio-X, depois do jogo com o Palmeiras, e vi que não tinha nenhuma fratura, falei: preciso jogar um desses jogos da semifinal. Já tinha dito para minha família: não sei o que vou fazer, não sei o que vou tomar, o que vou tratar nesses dias, mas tenho que estar. Fiz uma força muito grande para estar no primeiro jogo, nem que fosse no banco para estar participando, vivendo esse momento. Mesmo que bem longe das minhas condições normais, e hoje eu falei também que não tinha jeito de eu ficar fora. O Filipe também falou para mim: “não tem chance de você estar fora desse jogo, você vai dar um jeito”. Muito feliz por tudo isso ter valido a pena — contou o zagueiro ainda na Argentina.
A emoção passou e o problema ressurgiu nos dias seguintes. O esforço para jogar contra o Racing teve um preço alto e fez o zagueiro dar um passo atrás na recuperação. A avaliação foi que a lesão se agravou e o tempo de recuperação colocava em questão inclusive a final da Libertadores. Foi então que Ortiz iniciou a segunda etapa da força-tarefa e determinou a nova meta: estar em Lima.
Léo Ortiz chora após classificação do Flamengo à final da Libertadores
Adriano Fontes/Flamengo
Nesta reta final, o zagueiro aumentou a rotina de recuperação em casa e faz sessões diárias de fisioterapia no conforto de seu lar, além do período de trabalho no Ninho. O tratamento é feito nos três turnos. No CT, Ortiz ainda não foi a campo e faz apenas atividade interna na academia. A expectativa é que o zagueiro vá a campo nos próximos dias para iniciar a transição.
— Sobre o Léo (Ortiz), a intenção é que ele volte a campo. Teve uma lesão complicada, fez um sacrifício muito grande para estar no jogo contra o Racing. Nossa intenção é que volte a campo nesta semana. Vamos ver se tem condições ou não – comentou Filipe Luís após a vitória no Bragantino.
Se tudo correr bem, serão dois treinos antes do próximo jogo, contra o Atlético-MG. Período curto para tê-lo à disposição, principalmente pelo fato de ser gramado sintético na Arena MRV. Internamente, o melhor dos cenários previa minutos antes da final de Lima, no entanto, é improvável que o desejo seja concluído. Ortiz deve voltar a relação somente em Lima.
Ortiz em treino do Flamengo antes de enfrentar o Racing
Adriano Fontes/Flamengo
Assim como na semifinal, o zagueiro já revelou a pessoas próximas que não admite ficar fora de um jogo histórico como a final da Libertadores e está disposto a fazer mais um sacrifício para estar à disposição de Filipe Luís. A necessidade de mais uma infiltração é colocada na balança, visto que, se for campeão, ainda tem a disputa do Intercontinental, além do início da temporada 2026 já em janeiro.
Flamengo desde a lesão de Ortiz:
19/10: Flamengo 3 x 2 Palmeiras – Léo Ortiz sofre estiramento no tornozelo direito
22/10: Flamengo 1 x 0 Racing – Ortiz vai para o banco
25/10: Fortaleza 1 x 0 Flamengo
29/10: Racing 0 x 0 Flamengo – Ortiz joga 90 minutos
01/11: Flamengo 3 x 0 Sport
05/11: São Paulo 2 x 2 Flamengo
09/11: Flamengo 3 x 2 Santos
15/11: Sport 5 x 1 Flamengo
19/11: Fluminense 2 x 1 Flamengo
22/11: Flamengo 3 x 0 Bragantino
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More


