RÁDIO BPA

TV BPA

Bortoleto admite erro em Las Vegas: “Desapontado comigo mesmo”

Bortoleto admite erro em Las Vegas: “Desapontado comigo mesmo”

Rodrigo França analisa vitória de Verstappen e desclassificação de McLarens em Las Vegas
A estreia de Gabriel Bortoleto no GP de Las Vegas da F1 acabou de forma prematura após um acidente logo na primeira curva. Depois de uma batida com Lance Stroll, o brasileiro teve que abandonar a corrida e ainda foi considerado culpado pelo toque, levando cinco posições no grid da corrida principal da próxima etapa, no Catar, na semana que vem.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Próxima corrida da F1 2025: veja data do GP do Catar
Veja a classificação atualizada do campeonato
O brasileiro assumiu o erro e foi procurar Stroll para se desculpar pelo incidente, como explicou em entrevista com o ge.globo em Las Vegas após a corrida.
– Estou muito chateado. Desapontado comigo mesmo, mas não tem o que falar. Vão ter momentos ruins e bons. Não é a última vez que vou bater na F1. Isso faz parte. Estou chateado, pois não acabei com a minha corrida apenas, mas acabei com a de outro piloto. Não gosto quando isso acontece comigo, então não gosto quando eu também cometo um erro.
Gabriel Bortoleto abandonou o GP de Las Vegas após atingir Lance Stroll
Guido De Bortoli/LAT Images
Bortoleto admitiu que a freada da curva 1 estava com aderência muito baixa na parte de dentro da pista, mas destacou que este fator era “igual para todos” e que, por isso, teria que ter julgado melhor sua frenagem.
– Essa é uma pista com muito pouca aderência. Mas seja na chuva, neve, seco, seja lá onde a gente está pilotando, a gente é pago para andar nesse carro. A gente é profissional, e temos que manter o carro na pista e não cometer erros. A pista tem a mesma aderência para todo mundo. Eu fui o cara que acabou cometendo o erro. Outros pilotos que passaram reto na parte de fora e não bateram em ninguém. Eu estava na parte de dentro, onde imaginei que tivesse mais aderência, onde, em corridas passadas, vi que tinha mais aderência, mas foi um erro de cálculo.
Gabriel Bortoleto abandonou após batida com Lance Stroll no GP de Las Vegas da F1 em 2025
Simon Galloway/LAT Images
Apesar de três corridas seguidas com incidentes, considerado a corrida sprint e a etapa passada de Interlagos, Bortoleto prefere projetar a melhora para a etapa do Catar, onde já competiu de F2 no ano passado, inclusive vencendo a corrida.
– Não é fácil lidar com isso, mas agora é o momento de virar a chave. Não tem que pensar mais. Foi um final de semana difícil aqui em Las Vegas, desde as duas últimas voltas da classificação, que não foram boas, até o momento da corrida, que não foi legal. Hora de virar a página, entender tudo o que temos para melhorar e entregar um bom resultado. Vou aprender com meus erros de hoje e vamos seguir em frente. Tem coisas que eu tenho que melhorar e faz parte do aprendizado. É uma jornada longa que a gente tem pela frente. Fico chateado por cometer erros, mas eles são necessários para me tornar um piloto melhor.
Conheça a história de Gabriel Bortoleto, piloto brasileiro da F1
O GP do Catar será a penúltima etapa da temporada 2025 da F1 e tem largada prevista para o dia 30 de novembro, 13h (horário de Brasília). O ge.globo acompanha tudo em tempo real. geRead More