RÁDIO BPA

TV BPA

Aposta do Inter para seguir na Série A, Abel reestreia contra rival que marcou sua trajetória

Aposta do Inter para seguir na Série A, Abel reestreia contra rival que marcou sua trajetória

Abel Braga explica o motivo de aceitar o desafio de voltar
O Inter aposta na mística para sobreviver no Brasileirão e escapar do rebaixamento. E nenhum outro treinador simboliza tanto isso para os colorados quanto Abel Braga. Maior técnico da história do clube, reestreia justamente contra o São Paulo, rival que marcou sua trajetória na conquista da Conmebol Libertadores de 2006.
+ O ge está no WhatsApp! Siga o canal ge Inter
Chamado às pressas após a demissão de Ramón Díaz, Abel interrompeu a aposentadoria como técnico e aceitou a missão de liderar o Inter nas duas últimas rodadas. O fato de não cobrar nada por isso só aumentou seu prestígio entre os colorados, que nem uma eventual queda é capaz de abalar.
Foi sob o comando de Abelão que o Colorado superou o então campeão do mundo por 2 a 1 em pleno Morumbi há 19 anos para ser o dono da América do Sul pela primeira vez. Qual colorado não lembra ou ouviu falar do que fez Rafael Sobis naquele jogo?
Veja também
+ Os desafios de Abel para evitar o rebaixamento do Inter
+ Abel revela dívida por 2016 e garante que Inter não cai
+ Inter aposta na idolatria de Abel para evitar o rebaixamento
+ Mauricio Saraiva: Abel era a única via para a trégua no Inter
Em 2006, Inter vence por 2 x 1 o São Paulo no primeiro jogo da final da Libertadores
O então camisa 11 liderou a equipe ao marcar os dois gols do Inter na decisão. O resultado pavimentou o então inédito título, confirmado com o empate em 2 a 2 no Beira-Rio no jogo de volta.
O primeiro gol surgiu de um passe de Edinho. Sobis dominou, resvalou, mas conseguiu se manter em pé para desconcertar Fabão com um drible e chutar cruzado, no cantinho de Rogério Ceni.
O segundo veio com oportunismo. Tinga acertou um cabeceio no travessão. Sobis pegou o rebote e só teve o trabalho de mandar a bola ao fundo das redes.
– Foram os gols mais importantes da minha vida. Foi a vitória que nos deu o título. Não sei explicar… Sinceramente, não imaginamos que esse título pudesse vir – disse Sobis ao ge em 2016.
Os Libertadores: Rafael Sobis relembra conquista do título pelo Inter
A partida em São Paulo é vista por muitos colorados e até alguns ex-jogadores do grupo como a principal em termos de qualidade na história do clube. Superior até ao duelo com o Barcelona no Mundial do mesmo ano, no qual o time ganhou por 1 a 0, mas em razão de uma estratégia adotada e executada à perfeição.
– Fizemos uma partida genial. Veja como começam as jogadas dos dois gols no Morumbi, você fica abismado. Eu falava: “Caralho, que time é esse?” – declarou Abelão ao blog do Lozetti em 2020.
Liderança em 2021
O Morumbi parece o palco que adora ver Abel como maestro. A partida em 2006 não foi a única em que o técnico conduziu os gaúchos a um desempenho de luxo contra o São Paulo.
Inter vira líder e goleia o São Paulo por 5 a 1 com três gols de Yuri Alber
Em janeiro de 2021, outro camisa 11 voltou a brilhar: Yuri Alberto. O atual atacante do Corinthians fez três gols na goleada por 5 a 1 de virada. O resultado colocou o time na liderança do Brasileirão.
– Uma atuação com inteligência. Acredito que não seja uma atuação de campeão, mas está tendo uma sorte que normalmente o campeão tem. Rezar para que continue – afirmou o técnico após a partida.
Primeira vitória na Vila
O duelo desta quarta não será no Morumbis, hoje com um “s” a mais em razão do chocolate que dá nome ao estádio. A partida ocorrerá na Vila Belmiro. A casa do Santos costuma ser um local hostil aos colorados, mas também traz boas memórias a Abelão.
Inter vence o Santos na Vila pela primeira vez e sobe para terceiro no Brasileirão
A primeira vitória do Inter no mítico estádio de Pelé só veio em 2014. Na ocasião, derrotou o Peixe por 2 a 1, com dois gols de Aránguiz. O treinador à época? Abel Braga, claro.
– É uma felicidade diferente. Dentro dessas especiais, faço parte do grupo. O Inter nunca tinha vencido aqui, eu estou feliz da vida – vibrou Abel na ocasião.
À espera de um milagre
O histórico comandante tem o São Paulo novamente no caminho no início da sua curta oitava passagem pelo Inter. Desta vez, não com o icônico Inter de 2006, nem os times competitivos de 2014 e 2020/2021.
Pega uma equipe repleta de fragilidades, com o anímico no fundo do poço e na zona de rebaixamento. Sem sequer tempo para corrigir os incontáveis problemas.
Abel Braga comandou o Inter na primeira vitória na Vla Belmiro
Alexandre Lops/Inter
Será na base da conversa e da aura que circunda Abelão que o Inter tentará a vitória para seguir com esperança de evitar a queda. Ou, como diz Barcellos, a mística. Algo que sobra no treinador.
– A confiança foi dada. No momento em que eu cheguei, perguntei a eles se achavam que eu era maluco. E o motivo de eu estar aqui, não preciso nem colocar o coração, mas é justamente acreditar – disse Abel em sua entrevista de apresentação.
Se Abel acredita, qual colorado ousaria discordar?
🎧 Ouça o podcast ge Inter 🎧
+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV geRead More