Petrúcio Ferreira comemora fim de temporada com ouro no Brasileiro de atletismo
Pentacampeão do mundo, Petrúcio Ferreira está de volta à Paraíba
O velocista Petrúcio Ferreira encerrou a temporada com o ouro no Campeonato Brasileiro de atletismo, em São Paulo. Pentacampeão mundial nos 100m, o paraibano completou a prova em 10s61, ainda mais rápido do que na Índia, quando conquistou o título mundial com 10s66. A competição nacional foi disputada na última segunda-feira (1º).
— Foi um resultado muito bom. Adiei minhas férias após o Mundial para chegar bem neste último campeonato do ano, que é muito importante para todos os atletas de nosso país. Foi um ano muito importante, em que consegui vencer meu quinto Mundial seguido, entregando meu melhor pelo nosso país e pela minha família. A partir de hoje, vou ter um descanso rápido, até o Natal — disse o multicampeão.
Petrúcio Ferreira foi ouro no Campeonato Brasileiro da modalidade
Alessandra Cabral/CPB
+ Pentacampeão, Petrúcio explica recuperação em final do Mundial e atribui conquistas à disciplina
Durante a prova de Petrúcio, havia vento de 2,2 metros por segundo a favor, pouco acima dos 2 metros permitidos para homologação de marcas para efeito de registro de novos recordes ou inclusão em rankings. O fato de o vento estar favorável não afeta o resultado do Brasileiro e, por isso, o ouro do atleta foi confirmado.
Petrúcio tem um currículo recheado de conquistas. São três títulos paralímpicos nos 100m rasos (Rio-2016, Tóquio-2020 e Paris-2024), além de cinco ouros em Mundiais (Londres-2017, Dubai-2019, Paris-2023, Kobe-2024 e Nova Déli-2025). Ele também ganhou os 200m rasos em Londres e os 400m rasos em Dubai.
Em 2025, Petrúcio foi pentacampeão mundial da modalidade
Alessandra Cabral/CPB
Nas Paralimpíadas de Los Angeles 2028, Petrúcio vai em busca do tetracampeonato. Na competição, o brasileiro subiu no lugar mais alto do pódio no Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, na disputa dos 100m rasos. geRead More


