Análise: Vitória tem atuação de Série A para confirmar arrancada e garantir permanência na elite
Vitória 1 x 0 São Paulo |Melhores momentos| Brasileirão 2025
O Vitória teve uma atuação digna de um time da Série A para vencer o São Paulo por 1 a 0, no último domingo, e confirmar a manutenção na elite do futebol brasileiro. O Rubro-Negro assumiu o papel de protagonista da partida, amassou o visitante com 19 finalizações e só tirou o pé do acelerador depois de balançar as redes do Barradão com Baralhas [assista aos melhores momentos acima].
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2025
O resultado na última rodada confirmou a arrancada do time sob o comando de Jair Ventura. Mais do que isso, o placar veio acompanhado da melhor atuação do Rubro-Negro com o quarto treinador no ano. Em 14 jogos, foram sete vitórias, cinco derrotas e dois empates (aproveitamento de 54,7%).
Baralhas – Vitória x São Paulo – Brasileirão – Barradão
Jhony Pinho/AGIF
Intensidade foi o segredo
Jair Ventura sabia que evitar o rebaixamento passava pela obrigação de vencer o São Paulo no Barradão, e o ataque pouco produtivo, muito dependente das bolas paradas, era uma preocupação. O jogo, no entanto, mostrou um Rubro-Negro capaz de amassar os visitantes e criar chances em grande escala.
Falar das limitações técnicas de um time que começa a última rodada na zona de rebaixamento é “chover no molhado”. O Vitória sabia que não seria melhor que o São Paulo com bola no pé, então apostou tudo que tinha na intensidade para ser superior a um time que tinha pouco pelo que brigar no Barradão.
O Rubro-Negro teve menos posse, mas foi mais perigoso desde o início porque sufocou o adversário e roubou muitas bolas no meio de campo e até mesmo já no campo de ataque. A partir dessas inversões de posse que o time da casa produziu boa parte de suas finalizações, principalmente no primeiro tempo.
Mesmo assim, o gol demorou para sair. Em alguns lances por falta de pontaria; em outros, por mérito de Rafael, que empilhou defesas até ser superado por Gabriel Baralhas, já aos 22 minutos do segundo tempo. A jogada teve participação decisiva de Fabri, que sustentou um bom pivô e ofereceu a assistência [veja no vídeo abaixo].
Aos 22 min do 2º tempo – gol de dentro da área de Baralhas do Vitória contra o São Paulo
A entrada de Fabri no lugar de Raú Cáceres fez Erick assumir a ala direita e deixou o Vitória mais ofensivo. Isso depois de um par de mudanças já no intervalo: Matheuzinho entrou no lugar de um Cantalapiedra pouco participativo, e Dudu ficou com a vaga do amarelado Camutanga. Com as trocas, Willian Oliveira passou a atuar como zagueiro pelo lado direito.
+ Atuações do Vitória: Baralhas é o herói da manutenção na Série A
Jair Ventura deixou o Vitória mais ofensivo, mas também mais desorganizado. Um risco necessário de quem, naquele momento, precisava de um gol para deixar a zona de rebaixamento. A aposta deu certo, e o merecido gol veio acompanhado de uma chance clara para fazer o segundo, mas desperdiçada por Renzo López.
Renato Kayzer em Vitória x São Paulo no Barradão
Victor Ferreira / EC Vitória
Além dos méritos com a bola rolando, o Vitória também merece ser reconhecido como um time que teve cabeça para jogar uma decisão no Barradão. Os jogadores não entraram em pilha de reclamar com arbitragem e mostraram foco total em fazer a parte deles para garantir o Rubro-Negro na Série A de 2026.
Saldo final
Torcedor invade o campo e abraça Jair Ventura durante entrevista
Reprodução / Premiere
Com dois acessos e duas campanhas de manutenção na Série A desde 2022, o Vitória termina o ano em festa pelo quarto ano seguido. Mas o Rubro-Negro empilha também sofrimento e escancara a falta de planejamento com a série de correções de rota. Em 2024, Thiago Carpini foi o salvador da pátria. Em 2025, Jair Ventura. E 2026?
Em 2026, no terceiro ano seguido impulsionado pelos investimentos oferecidos pela Série A, o Vitória ganha uma nova chance de se organizar para fazer uma temporada mais equilibrada. No próximo ano, o clube vai ter até mesmo um calendário mais favorável, já que não disputa a Sul-Americana e será o único time da Primeira Divisão na Copa do Nordeste.
O último passo antes de colocar em prática os planos para 2026 vai ser dado fora das quatro linhas. Neste sábado, o Vitória elege o presidente para o novo triênio. O ge acompanha o pleito e durante a semana apresenta entrevistas com os candidatos. geRead More


