Martinelli coroa maturidade e sua melhor temporada no Fluminense com vaga direta à Libertadores
A classificação direta do Fluminense para a fase de grupos da Conmebol Libertadores, após vencer o Bahia por 2 a 0, neste domingo, no Maracanã, passa por Martinelli. Não necessariamente por um gol que ele fez, mas pelo que ele salvou — em lance de Willian José, aos 41 minutos da primeira tempo. Neste domingo, ele coroa uma temporada em que afastou as dúvidas que existiam sobre ele. Em 2025, se consolidou com alto nível de desempenho mesmo desafiado pelos melhores adversários.
+ Entenda como está a janela de transferência do Fluminense para 2026
Fluminense 2 x 0 Bahia | melhores momentos | 38ª rodada do Brasileirão 2025
+ Atuações do Fluminense: Fábio é o melhor, e Ganso é o herói contra o Bahia
O lance em questão aconteceu já no final da primeira etapa. Após um erro belo lance de Erick Pulga, Fábio fez a defesa e o rebote caiu nos pés de William José, que poderia abrir o placar. De carrinho, Martinelli salvou num momento chave: os baianos pressionavam, o Fluminense ainda não tinha se encontrado no jogo e evitou que o Botafogo inflamasse no outro jogo da rodada.
+ Ganso valoriza gol pelo Fluminense e mira Copa do Brasil: “Manter os pés no chão”
— Temos um claro exemplo de que os jogadores com condições, não só no futebol tem que ter condições técnicas. Claro que Martinelli tem, todos que chegam na primeira divisão tem seus recursos, ferramentas, algumas relacionadas ao gol, outras à recuperação, ou ao passe, à visão periférica, antecipação. Por alguma razão estão na primeira divisão. Depois vem a consistência mental, perseverança, paciência, preparação. Quem falava muito bem disso era (Alex) Ferguson). Os três P’s. Paciência, preparação, perseverança. Evidentemente o Martinelli tem as três. Por isso pôde reverter algumas críticas, algum ano não tão bom. Não só reverteu como pôde melhorar — declarou Zubeldía.
Martinelli fecha o Brasileirão confirmando que esta é a sua melhor temporada no Fluminense, mas atinge este status após mudar de posição. Com a venda de André para o Wolverhampton e a necessidade de buscar um substituto à altura, ele deixou de ser um segundo volante e passou a ser o primeiro homem do meio-campo do Tricolor. Com Luis Zubeldía, divide a função com Hércules. Mas voltar às origens foi diferencial para precisar de pouco tempo de adaptação.
O ge trouxe que o crescimento do camisa 8 tem alguns fatores. O primeiro deles a dedicação individual de Martinelli. O jogador montou um estafe completo particular já na virada para 2025. Mudou a alimentação, perdeu percentual de gordura, ganhou musculatura e resistência.
Ele também tem um serviço de scout particular que trabalha com ele a cada partida analisando o que precisa melhorar em seu próprio jogo e também o que terá pela frente nos rivais.
+ Zubeldía celebra conquista de vaga direta do Fluminense na Libertadores e projeta Copa do Brasil
Martinelli, pelo Fluminense, contra o Bahia
LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
+ Serna iguala Cano e se torna o jogador com mais participações para gol do Fluminense em 2025
Nesta temporada, Martinelli cresceu defensivamente. No Campeonato Brasileiro, é o jogador de linha com mais bolas recuperadas pelo Fluminense (134) e também soma 127 divididas ganhas no período, sendo o segundo melhor deste período. Se antes era elogiado pela parte ofensiva, mas ouvia críticas pela defensiva, isso foi consertado.
O terceiro ponto é a pecha de que Martinelli “não vai bem em jogos grandes”. Respondeu na Copa do Mundo de Clubes, onde foi destaque contra alguns dos principais clubes do mundo, tendo boas atuações contra Borussia Dortmund, Inter de Milão e até marcando gol contra o Al-Hilal. Isso o fez atrair interesse do futebol italiano, mas a decisão foi por permanecer no Fluminense.
Initial plugin text
O meia ainda detém alguns recordes pelo Fluminense. É o jogador de Xerém com mais partidas pelo time profissional. É também quem mais vezes defendeu o clube na Libertadores.
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
Martinelli chegou ao profissional do Fluminense em 2020 como um dos grandes nomes da “Geração de Ouro”, que contava ainda com André, Luiz Henrique, João Pedro e Marcos Paulo como destaques.
Virou jogador de confiança com Odair Hellmann e, posteriormente, com todos os treinadores que passaram pelo clube. É bicampeão Carioca, campeão da Libertadores, em 2023, e da Recopa Sul-Americana.
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Fluminense
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv geRead More


