RÁDIO BPA

TV BPA

Sem Souza no Parazão, executivo da Tuna cita planos e reivindica vaga na Copa Norte

Sem Souza no Parazão, executivo da Tuna cita planos e reivindica vaga na Copa Norte

Sem Souza no Parazão, executivo da Tuna cita planos e reivindica vaga na Copa Norte
A Tuna Luso terá um desfalque de peso no Campeonato Paraense de 2026. Por conta de uma reforma completa no gramado do Estádio do Souza, onde foi 100% em 2025 (venceu todos os 12 jogos que fez), o time já sabe que não poderá contar com a sua tradicional casa no estadual.
📲 Acesse o canal do ge Pará no WhatsApp
Vinicius Pacheco, executivo de futebol da Tuna Luso
William Pereira / Tuna Luso
A informação foi dada pelo executivo de futebol da Águia Guerreira, Vinicius Pacheco, em entrevista exclusiva para o ge. Segundo ele, como a expectativa é retornar para seu campo apenas na Série D do Brasileiro, em abril de 2026, o clube estuda outros locais para mandar jogos.
– Infelizmente não [vamos jogar o Parazão no Souza]. É uma busca em que estamos, até existe a grande possibilidade da Tuna jogar pelo interior, devido, como todos sabem, à nossa reforma pela CBF. Acho que provavelmente não vamos conseguir concluir pelo estadual, mas esperamos voltar para a nossa casa pela Série D. Agora é uma busca de organizar e ver onde jogaremos o estadual.
Estádio Francisco Vasques | estádio do Souza, casa da Tuna Luso
Raul Martins | TLB
Veja mais:
+ “Vai e vem” do Parazão: confira as contratações e elenco completo dos times que estão na disputa
Outro impasse que se relaciona com o futuro do futebol da Tuna na próxima temporada, é a participação na Copa Norte. No entendimento da Lusa, é ela que deveria ficar com a terceira vaga do estado na competição que precede a Copa Verde, e não o Águia de Marabá, que herdou a classificação pelo Ranking da CBF.
Segundo Vinicius, a diretoria Cruz-Maltina irá reivindicar a vaga na competição regional, baseando-se no regulamento da última edição do Campeonato Paraense.
– Vamos tomar as medidas certas, vamos tratar o ofício, mandando para a CBF, para não ter margem, uma vez que o estatuto é bem claro, onde diz que a vaga é por critérios da competição anterior, de 2025, e o regulamento é bem claro. Acho que com a vaga do Paysandu [Campeão da Copa Verde de 2025], automaticamente, a vaga vai para o terceiro lugar do Estado, que é a Tuna Luso. Ou seja, a gente está muito tranquilo com isso, acho que está bem claro que a vaga é da Tuna Luso. Mas a gente vai brigar também pela nossa vaga, por nossos direitos, a Tuna vai buscar isso.
A equipe tunante se apoia no que diz o Artigo 21 do Regulamento Específico do Parazão 2025, que indica 3º e 4º lugares aos eliminados na semifinal, casos de Tuna e Águia, sendo que o time do Souza terminou acima na classificação, ou seja, como 3º posto no estadual.
Fora a expectativa de jogar a Copa Norte, a Tuna Luso está confirmada em mais uma edição do Campeonato Paraense, na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro. geRead More