RÁDIO BPA

TV BPA

Em ano de recorde de nordestinos na Série A, região amarga rebaixamento triplo pela 1ª vez

Em ano de recorde de nordestinos na Série A, região amarga rebaixamento triplo pela 1ª vez

Ceará e Fortaleza são rebaixados no Brasileirão
A era de ouro do futebol nordestino na Série A do Brasileirão desde o início dos pontos corridos terminou de forma melancólica para Ceará, Fortaleza e Sport. Depois de contar com cinco representantes na edição 2025 da competição, um recorde, a região Nordeste teve pela primeira vez três times rebaixados, o maior número desde 2003.
+ Veja como ficou a classificação do Brasileirão
Bahia e Vitória continuam na Série A, enquanto Fortaleza, Sport e Ceará vão disputar a Série B
arte/ge
A região Nordeste teve dois times rebaixados em uma mesma edição da Primeira Divisão dos pontos corridos em seis ocasiões. Em duas delas, times de um mesmo estado caíram: Náutico e Sport, em 2009, e Bahia e Vitória, em 2014.
O mesmo aconteceu em 2025, com as quedas de Ceará e Fortaleza depois de o Brasileirão passar dois anos consecutivos sem ter clubes do Nordeste rebaixados.
Quedas de clubes do Nordeste na Série A
O Ceará entrou no Z-4 pela primeira vez na última rodada do Brasileiro 2025. O time cearense foi rebaixado com 43 pontos e 37% de aproveitamento.
O Fortaleza fez a mesma pontuação que o rival, mas ficou uma posição abaixo, em 18º lugar, por causa do saldo de gols inferior (-6 x -15). Já o Sport caiu na 33ª rodada e fechou o Brasileirão com 17 pontos.
Fortaleza x Sport
Paulo Paiva/ Sport Recife
Bahia e Vitória vão jogar a Primeira Divisão
Com a queda de três nordestinos, Bahia e Vitória são os únicos representantes da região no Campeonato Brasileiro de 2026. O Tricolor fez campanha de sétimo lugar, com 60 pontos, a melhor de sua história nos pontos corridos, enquanto o Rubro-Negro se livrou do rebaixamento na última rodada e foi o 15º colocado, com 45 pontos.
Everton Ribeiro e Ronald em Ba-Vi
Rafael Rodrigues / EC Bahia
Nenhuma equipe do Nordeste conquistou acesso na Série B 2025. O CRB, oitavo lugar com 56 pontos, foi o único representante da região no G-10 da última Segundona. geRead More