RÁDIO BPA

TV BPA

Crise pós-Darlan e Bergmann: Sesi-Bauru perdeu cinco dos últimos seis jogos na Superliga Masculina

Crise pós-Darlan e Bergmann: Sesi-Bauru perdeu cinco dos últimos seis jogos na Superliga Masculina

Logo em sua estreia em Bauru, o time foi campeão da Superliga Masculina de vôlei
O projeto acostumado a chegar a grandes decisões como o título da Superliga em 2024, vice da Supercopa e o bronze no Sul-Americano, amarga uma posição incômoda na Superliga Masculina. Com apenas três vitórias em oito jogos, o Sesi-Bauru vive um momento delicado.
Na última terça-feira, o time rubro-negro abriu 2 a 0 contra o Goiás, mas tomou a virada e perdeu em casa. Foi o quinto revés nos últimos seis jogos.
Um dos fatores que influenciam diretamente no desempenho é a perda de peças fundamentais na temporada. O oposto Darlan e o ponteiro Lukas Bergmann, ambos de seleção brasileira, deixaram o clube em 2025 com destino à Itália.
Entre as principais campanhas do projeto, destaca-se o título na Superliga logo no primeiro ano em Bauru, quando a equipe deixou a Vila Leopoldina com destino ao interior de São Paulo. Depois disso, um sexto lugar com queda nas quartas para o Praia Clube e a temporada atual, marcada pelo pior início do time desde a mudança de sede.
Veja também
+ Tabela da Superliga Masculina
+ Outras notícias do ge.globo/tvtem
Jogadores do Sesi-Bauru comemoram ponto contra o Goiás na última rodada da Superliga
Felipe Wiira/Sesi-Bauru
O Paulista de 2025 teve apenas sete participantes e o Sesi repetiu o padrão dos anos anteriores. Terceiro colocado na fase regular, derrota para o Suzano na semifinal e terceiro lugar. Na classificação, foram quatro vitórias e duas derrotas. No mata-mata contra o Suzano, duas derrotas e encerramento com pódio simbólico.
Depois disso, o time partiu para o Sul-Americano. Realizado em Uberlândia, o Sesi representou o Brasil ao lado de Praia e Cruzeiro e terminou com a medalha de bronze. O time venceu seus jogos de grupo, caiu na semifinal para o Cruzeiro por 3 a 1 e garantiu o terceiro lugar ao bater o Monteros Voley Club, da Argentina, por 3 sets a 1. Antes da Superliga, mais um revés, derrota na Supercopa para o Cruzeiro.
Superliga 2025
Em oito partidas, o Sesi soma três vitórias e cinco derrotas, sendo cinco nos últimos seis jogos. O time começou bem com vitórias sobre Joinville e o líder Cruzeiro, mas perdeu ritmo. Vieram derrotas para Suzano, Praia Clube e Campinas. Depois, vitória contra o lanterna JF apenas para respirar na tabela. A recuperação não se sustentou e o time perdeu para Uberlândia e para o Goiás após abrir 2 a 0 em casa.
Entre os principais pontuadores da Superliga, somente o oposto Marcos Junior aparece entre os 20 primeiros, em 18º lugar com 105 pontos. No bloqueio, Barreto é destaque com 24 pontos e aparece como segundo melhor bloqueador da temporada. Thiery está em 12º com 15 bloqueios.
Mesmo com a fase ruim, o time ocupa a oitava colocação com 10 pontos, dentro da zona de classificação aos playoffs e três pontos acima da zona de rebaixamento.
A chance de reação é neste sábado contra o Guarulhos, às 18h30, na Arena Paulo Skaf.
Saídas sofridas em um elenco jovem
Darlan brilha em confronto dos playoffs da Superliga Masculina de 2025
Felipe Wiira/Sesi-SP
O perfil do Sesi-Bauru é jovem, combinando alguns nomes experientes com atletas formados na base, por isso a saída de protagonistas pesou. Em abril, após derrota para o Praia Clube nas quartas de final, o oposto Darlan anunciou que assinaria com o Verona, da Itália.
O clube homenageou o jogador congelando a camisa 18. Apenas o próprio Darlan poderá utilizá-la caso retorne. O ponteiro Lukas Bergmann também deixou o time, indo para o Piacenza, da Itália. O clube italiano pagou multa rescisória para liberar o atleta.
Apenas cinco nomes seguiram no elenco
Do elenco vencedor em 2023-24, apenas cinco jogadores permanecem até o grupo 2025-26. São eles: Éder, Thiery, Bender, Guiga e Douglas Pureza. O grupo atual tem peças novas em praticamente todos os setores e vive processo de adaptação.
Histórico recente mostra oscilação da equipe
Douglas e Wallace comemoram ponto do Cruzeiro contra o Sesi-Bauru, na final da Supercopa Masculina
Divulgação/Cruzeiro
Em 2023, primeiro ano do projeto, no Paulista, o time venceu quatro das seis primeiras partidas. Nas quartas de final, passou pelo Atibaia e caiu diante do Suzano nas semifinais, terminando em terceiro.
Na Superliga, veio o título mais importante da história do projeto. O Sesi venceu o Campinas por 3 a 0 na decisão. Darlan foi MVP, maior pontuador com 626 pontos e referência técnica. Na campanha, o time eliminou Araguari e Joinville antes da final contra o Cruzeiro.
Já 2024, no Paulista, o Sesi terminou em terceiro lugar. Foram seis vitórias e uma derrota na fase regular. Na semifinal, perdeu para o Suzano no set de ouro e voltou ao pódio com o terceiro lugar.
Na Superliga, o time fechou a fase de classificação em quarto lugar com 13 vitórias e nove derrotas. Nos playoffs, caiu para o Praia Clube e finalizou em sexto. Darlan foi o maior pontuador, melhor sacador e melhor oposto da temporada. geRead More