RÁDIO BPA

TV BPA

Casamento, filhos e um bom churrasco: a intimidade de Rafael Lacerda, técnico do Atlético-GO

Casamento, filhos e um bom churrasco: a intimidade de Rafael Lacerda, técnico do Atlético-GO

Rafael Lacerda recebe o GE e mostra rotina com a família durante as férias
Novembro de 2024: Rafael Lacerda era anunciado como o treinador do Vila Nova para a temporada de 2025. Desde então, ele foi o responsável por comandar o Tigre ao título goiano (que o clube não conquistava há 20 anos), foi demitido após um começo irregular na Série B e acertou com o Atlético-GO, onde caiu nas graças da torcida e do presidente Adson Batista.
Em um papo exclusivo com o ge, o gaúcho de 41 anos falou sobre sua relação com Goiânia, com a família e o que faz no tempo livre. E claro: falou sobre futebol.
+ ✅ Clique aqui e siga o canal do ge Atlético-GO no WhatsApp!
– Agora estou em um período de “férias”. Depois do jogo de Chapecó, eu fui direto pra São Paulo finalizar a Licença Pró da CBF, fiquei lá 14 dias. As aulas eram praticamente o dia todo, das 8h às 18h. Nessa semana tivemos algumas reuniões no clube, mas semana que vem viajo com minha família – contou ele.
Rafael Lacerda e a filha Maria Paula
Reprodução / TV Anhanguera
De acordo com Lacerda, a esposa Flávia e os dois filhos (Maria Paula e Martim) são seus principais alicerces e o que dá forças para manter a rotina de treinador.
– Costumo dizer que sempre que eu estou morando com a minha família eu duro mais nos clubes. Meu histórico é bem duradouro em cada um dos meus trabalhos, e o ano que eu não morei com eles (2024) foi justamente o ano em que tive mais mudanças – revelou Lacerda.
– Goiânia é uma cidade que nos acolheu muito bem. Nós sabemos que muitas mudanças são difíceis por conta das crianças, mas no fim do ano decidimos que precisávamos voltar a morar juntos. Quando eu saí do Vila, recebi três propostas de outros locais, mas senti que tinha alguma coisa me esperando aqui em Goiás. Foi quando veio o convite do Atlético-GO, um clube onde eu sempre quis trabalhar e estou muito feliz – completou o treinador do Dragão.
Rafael Lacerda recebe o ge com a família
Reprodução / TV Anhanguera
Depois de morarem em Caxias do Sul (RS) e Manaus, as crianças conseguiram se adaptar tranquilamente ao clima e à cultura de Goiânia.
– Aqui em casa nós precisamos até desligar o interfone, pois senão os amiguinhos ficam ligando o tempo todo chamando para eles brincarem – conta Flávia, esposa de Lacerda.
Apesar de todas as mudanças naturais de quem trabalha no mundo do futebol, a família de Rafael Lacerda não abandona as tradições do Rio Grande do Sul (sua terra natal). A cuia de chimarrão, o sotaque e a paixão por churrasco são apenas alguns exemplos disso.
– O churrasco não pode faltar, né!? Faz parte da cultura gaúcha. O chimarrão eu não sou muito fã de fazer, mas minha esposa faz e, mesmo no calor de Goiás ou do Amazonas, nós não paramos de tomar – explica Rafael Lacerda.
Gaúcho, técnico do Atlético-GO capricha no churrasco
Reprodução / TV Anhanguera
Com contrato renovado com o Atlético-GO para 2026, Rafael Lacerda e sua família pretendem fincar cada vez mais suas raízes em Goiânia.
Confira outras respostas da entrevista:
Título Goiano com o Vila:
– Eu não ganho nada sozinho. Tem os jogadores, a comissão, a diretoria, mas ser uma peça importante de um título que o Vila não ganhava há muito tempo me deixa muito feliz.
Responsabilidade para conquistar o bicampeonato Goiano:
– Pra você sonhar, você precisa trabalhar. Isso é uma coisa que eu sempre falo para os meus atletas. O Goianão é um campeonato bastante equilibrado, não só pelos times da capital, mas também pelo interior. Prova disso foi a campanha que o Anápolis fez em 2025. Agora juntamos o treinador atual campeão e o time que venceu cinco das últimas sete edições. Mas, apesar de saber da responsabilidade, eu confio no meu trabalho.
Lacerda foi campeão goiano no Vila Nova em 2025
Roberto Corrêa/VNFC
Passagem como zagueiro do Goiás em 2012:
– Com certeza foi a maior oportunidade que eu tive como atleta. Eu cheguei aqui depois de ser vice-campeão gaúcho e fiquei por um ano e meio. Apesar de ter me lesionado e não ter jogado muito, fiz parte do elenco campeão da Série B de 2012 e participei do estadual em 2013.
Ida para um rival após saída do Vila:
– Eu sou muito grato ao Adson (presidente do Atlético-GO). Não é fácil você contratar um treinador que estava no seu rival, mas ele confiou no meu trabalho. Não sou eu que devo avaliar, mas, como tivemos a renovação para 2026, é porque estamos em um bom caminho.
* sob supervisão de Fernando Vasconcelos
Ex-zagueiro, Rafael Lacerda passou pelo Goiás em 2012
Divulgação Goiás geRead More